Questões de Treinamento e Desenvolvimento (Gestão de Pessoas)

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Após implementar um processo de treinamento, a administração de uma empresa deseja ter uma visão geral sobre seus impactos e resultados. Para tanto, faz uso do modelo avaliativo proposto por Kirkpatrick. Em um dos passos dessa avaliação, busca-se saber como os colaboradores classificam o processo pelo qual passaram.
Segundo o modelo, esse passo é uma avaliação de:

  • A resultados;
  • B aprendizagem;
  • C comportamento;
  • D reação;
  • E projetos.

O treinamento pode ser conceituado como as ações adotadas pela empresa para alterar nos novos colaboradores habilidades, atitudes, técnicas e comportamentos visando o alcance dos objetivos organizacionais. Nesse contexto, o tipo de mudança de comportamento obtida através do treinamento e aplicada quando se deseja ajudar as pessoas a pensarem em termos globais e amplos é denominada:

  • A transmissão de inovações.
  • B transmissão de informações.
  • C desenvolvimento de atitudes.
  • D desenvolvimento de conceitos.
  • E desenvolvimento de habilidades.

A respeito de desenvolvimento de equipes de trabalho, julgue o item.

O treinamento, em suas diversas modalidades, é a estratégia para desenvolver competências básicas. Outras competências são desenvolvidas por meio da experiência. Uma combinação de treinamento e aprendizagem com a própria experiência é o ideal para desenvolver todas as competências necessárias para o alto desempenho em grupo.

  • Certo
  • Errado

O treinamento é um desenvolvimento contínuo de pessoas com o objetivo de atingir o nível desejado pela organização. O desenvolvimento de atitudes é uma etapa do processo de treinamento com a função de:

  • A modificar comportamentos
  • B elevar o nível de abstração
  • C melhorar as habilidades e destrezas
  • D aumentar o conhecimento das pessoas

Em relação à gestão de pessoas, julgue o item.


As demandas por capacitação de empregados nas organizações são decorrentes da necessidade de se suprir lacunas de competências relevantes ao contexto organizacional.

  • Certo
  • Errado