Questões de Trinta anos de ouro: mundo capitalista (1945- 1975) (História)

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A segunda metade do século XIX foi marcada por uma série de mudanças econômicas, políticas e culturais na Europa Ocidental. No que diz respeito a essas mudanças, assinale a afirmação verdadeira.

  • A O Darwinismo social foi uma corrente de pensamento que aplicava, de forma literal, as ideias de Charles Darwin à sociedade.
  • B A ascensão da burguesia, enquanto classe, ao comando do poder político possibilitou uma maior democratização das relações, principalmente no seio da família.
  • C A Revolução microbiana, ocorrida na segunda metade do século XIX, levou à elaboração das normas de higiene como as conhecemos hoje.
  • D Apesar de a tecnologia ser muito utilizada na segunda revolução industrial, esse recurso não modificou os níveis de analfabetismo da classe trabalhadora.

Para Harry Truman, presidente dos Estados Unidos, o mundo estava dividido em dois sistemas políticos. Observe como o presidente estadunidense se posicionou diante do Congresso dos Estados Unidos, em um discurso proferido em 12 de março de 1947:
“No presente momento da história mundial, é provável que cada nação tenha de escolher entre modos alternativos de vida. E tal escolha tem sido bem frequente. Um modo de vida é baseado na vontade da maioria e é caracterizado por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias de liberdade para os indivíduos, liberdade de expressão e de religião e liberdade para evitar a opressão política. O segundo sistema de vida se baseia na vontade de uma minoria que se opõe à maioria pela força. Ela implica em terror e opressão, controle da imprensa e do rádio, eleições fabricadas e supressão de liberdade pessoal.” (MARQUES, Ademar; BERUTTI, Flávio; FARIA, Ricardo. História do tempo presente. 2. Ed. São Paulo: Contexto, 2007. P. 19. (Col. Textos e Documentos, 7).
O discurso qualifica dois modos de vida, que são uma referência, respectivamente, ao:

  • A Nazismo e Fascismo.
  • B Nazismo e Stalinismo.
  • C Capitalismo e Socialismo.
  • D Socialismo e Capitalismo.
  • E Salazarismo e Cartismo.

A condição dos estados estrangeiros não é o que era antes; eles inventaram o navio a vapor e introduziram mudanças radicais na arte da navegação. Eles também construíram seus exércitos em um estado de grande eficiência e possuem instrumentos de guerra de grande poder e precisão; em suma, têm licença para serem poderes formidáveis. Se, portanto, persistentemente nos apegamos a nossos sistemas antiquados, o céu sabe apenas que poderosa calamidade pode acontecer em nosso Império. – Adaptado de uma carta escrita por Lord Ii a Lord Tokugawa, 1847.
O período da história do Japão que se sucedeu após a constatação exposta no texto ficou conhecido como:

  • A Shogunate.
  • B período Heian.
  • C Era Kamakura.
  • D Restauração Meiji.
  • E Império Akihito.

Uma grande mudança que afetou a maioria dos setores de sociedades desenvolvidas foi o maior papel desempenhado pela mulher nas mais diversas atividades, sobretudo das mulheres casadas, entre 1950 e 1970. O fato de a mulher ter entrado no mercado de trabalho não era novo, pois, desde o final do século XIX, o trabalho em escritórios, lojas e certos tipos de serviço estava fortemente feminizado. Sobre a temática apontada, assinale a alternativa correta.

  • A Após a Segunda Guerra Mundial, as mulheres continuaram sem acesso à educação superior, o que pode ser explicado pelo fato de que este não era o melhor caminho de acesso às profissões liberais.
  • B As mulheres deixaram de se tornar uma força política importante em virtude da participação exclusiva de mulheres oriundas de um ambiente de classe média educada, que excluía as massas do sexo feminino.
  • C Os políticos deixaram de cortejar a nova consciência feminina, apesar do adquirido direito ao voto desde 1960, visto que pesquisas de opinião não revelavam diferenças nas opiniões políticas entre os sexos.
  • D A entrada em massa de mulheres casadas – em grande parte mães – no mercado de trabalho e a expansão da educação superior formaram o pano de fundo para o reflorescimento dos movimentos feministas a partir da década de 1960, pelo menos nos países ocidentais típicos.
  • E A entrada em massa de mulheres casadas no mercado de trabalho tinha exclusiva relação com sua visão da posição social e dos direitos das mulheres.

Na visão de Circe Maria Bittencourt (2009), muitas das atuais propostas curriculares convergem para a crítica às noções de tempo impostas pelos currículos anteriores, oriundos de paradigmas positivistas. Nesse sentido, as formulações de novas propostas curriculares são justificadas como uma maneira de superar o ensino de História que se fundamenta na construção de um tempo histórico homogêneo, determinado pelo eurocentrismo. A partir da afirmação acima, qual das alternativas que seguem apresenta proposta de superação dessa perspectiva?

  • A Abordar o “descobrimento do Brasil” como momento que fundou a nação brasileira.
  • B Promover um estudo do capitalismo a partir da duração em seus vários ritmos: especificar o tempo da natureza a partir do período Neolítico e o tempo da fábrica que passou a penetrar a vida das pessoas e da política.
  • C Pensar no nascimento do Brasil a partir da lógica do mercantilismo europeu. Nesse caso, trata-se de uma história nacional que não nasceu no espaço nacional, mas, sim, no lugar do capitalismo emergente.
  • D Descrever a Idade Média, configurada a partir do feudalismo e limitada ao espaço europeu e não como uma sociedade com formas diversas de concepção de propriedade, suas relações sociais e religiosas.
  • E Explicar o encontro entre europeus e nativos do continente americano a partir de uma perspectiva que pensa nos europeus como aqueles que transformaram os nativos em grupos civilizados e moldados segundo os modos ultramarinos.