Questões de Usuários / Disseminação Seletiva (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Conhecer a comunidade junto à qual o centro de informação irá atuar é essencial para o planejamento de produtos e serviços. Segundo Figueiredo (1994) citado por Cunha (2021, p. 148), “estudos de usuários são investigações que se fazem para saber o que os indivíduos precisam em matéria de informação, ou então, para saber se as necessidades de informação por parte dos usuários de uma biblioteca ou de um centro de informação estão sendo satisfeitas de maneira adequada”. Analise as seguintes afirmações: 


I. O planejamento e a realização dessas pesquisas exigem o rigor do método científico, de modo que a coleta de dados resulte em dados e informações confiáveis que possam ser replicadas em outros contextos.


II. O estudo de usuário é um importante instrumento de gestão, para planejamento de processos, produtos e serviços que atendam as demandas informacionais da organização à qual o usuário está vinculado.


III. Os métodos, as técnicas e os modelos utilizados como procedimentos metodológicos nas pesquisas de estudo de usuários da informação, têm sido adequados na sua maior parte para o entendimento das reais necessidades dos usuários, possibilitando identificá-las, mensurá-las e classificá-las.


IV. A necessidade de informação é manifestada pelo comportamento de busca, que deve ser considerado como uma atividade de alguém que não necessariamente esteja influenciado por um ambiente repleto de informação, ou de mensagens, para satisfazer a necessidade percebida.


Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e III, apenas.
  • C I, II, III e IV.
  • D II e IV, apenas.
O processo de planejamento de serviços de disseminação de informações é cíclico uma vez que, após efetuar o acompanhamento, o diagnóstico deve ser refeito para identificação das mudanças necessárias. Na etapa de acompanhamento realiza-se: 
  • A Dimensionamento da equipe e divisão das tarefas e responsabilidades.
  • B Desenvolvimento de sistemas para as rotinas operacionais e gerenciais.
  • C Definição do fluxo do processo de modo a proporcionar uma visão do todo.
  • D Geração de relatórios com os dados de operacionalização e os resultados alcançados.
  • E Preparação de instrumentos de apoio incluindo as ferramentas técnicas e gerenciais.
Em relação à comunidade a ser atendida, analise as afirmativas correlatas e a relação proposta entre elas.
I. “No planejamento de serviços de disseminação de informações de grande porte é importante prever estratégias para segmentação de categorias de usuários, a fim de selecionar e priorizar para cada grupo o nível de mediação a ser oferecido.”
PORQUE

II.
“Dependendo do número de usuários cadastrados, torna-se complexo interagir, individualmente, de modo a prestar o nível mais alto de mediação a todos os usuários.”
Assinale a alternativa correta.
  • A As duas afirmativas são falsas.
  • B A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • C A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • D As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
  • E As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
No contexto do planejamento de um serviço de disseminação seletiva de informações, na etapa de estruturação são considerados os dados e as informações identificados no diagnóstico e estabelecidas as políticas. A definição da representação da linguagem do sistema, do suporte do pacote informacional e da padronização dos campos que o usuário tem interesse de receber é uma atividade referente à 
  • A rotinização.
  • B ritualização.
  • C categorização.
  • D normatização.
  • E regionalização.
Um serviço de disseminação seletiva de informações que planeja manter o usuário atualizado sobre temas de seu interesse notificando-o sobre detalhes do cotidiano, acontecimentos, eventos e programação cultural é classificado como um serviço geral. É correto afirmar que, nesse caso, o critério utilizado para classificação foi: 
  • A Nível de mediação.
  • B Análise da informação.
  • C Natureza do conteúdo.
  • D Coleta de informações.
  • E Abrangência dos perfis.