Questões de Valor Percebido Pelo Cliente (Atendimento ao Público)

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Considere que você seja o gerente de uma planta industrial e que a matéria prima (Matéria Prima X) utilizada em um determinado processo fabril sofra um aumento substancial. Após criteriosos estudos, sua equipe de pesquisa chega à conclusão que o mesmo processo pode ser realizado com a Matéria Prima Y, sem perda de qualidade do produto final, a um preço menor.
De acordo com a Teoria de Consumidor, pode-se observar que nesse caso houve o efeito

  • A renda.
  • B substituição.
  • C complementar.
  • D demanda.
  • E escolha.

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma sobre atendimento telefônico e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.


( ) Atente-se para o tom de voz, pois sussurrar atrapalha o entendimento, enquanto falar muito alto incomoda quem está do outro lado da linha.

( ) Demonstre que tem plena satisfação em atender, que está disposto a resolver o problema ou esclarecer as dúvidas, sejam elas quais forem.

( ) Não é necessário tratar com educação uma pessoa rude ou nervosa. Ela deve ser educada para poder exigir o mesmo.

( ) Deixe a pessoa aguardando na linha o tempo necessário até conseguir resolver seu problema, pois o importante é que ele seja resolvido.

( ) É fundamental tomar cuidado com a pronúncia correta das palavras.

  • A V - V - F - F - V.
  • B V - F - F - V - V.
  • C V - V - V - F - V.
  • D F - V - F - V - V.

Acerca de atendimento ao público e de atendimento telefônico, julgue o item.
Atender o cidadão significa dar e prestar atenção, bem como acatar ou levar em consideração uma pessoa que adquira um produto ou um serviço. Já o tratameto é a forma como o servidor lida com o cidadão. Assim, os conceitos de atendimento e de tratamento podem ser considerados como sinônimos.

  • Certo
  • Errado

O comportamento do consumidor é influenciado por características que, embora não possam ser controladas pelos profissionais de marketing, devem ser levadas em consideração. O fator que mais influencia o comportamento de consumo de um indivíduo

  • A é a renda, pois determina as preferências distintas por produtos e marcas.
  • B é a cultura, pois os valores básicos, percepções e desejos de um indivíduo são aprendidos ao se crescer em determinada sociedade.
  • C é a percepção, pois é a forma como cada um seleciona, organiza e interpreta informações.
  • D são as redes sociais, pois ao ver o que as celebridades usam os consumidores moldam suas escolhas.
  • E é a família, pois o hábito de consumo dos pais molda o dos filhos.

No que se refere à capacidade de negociação, assinale a alternativa correta.

  • A A barganha integrativa tem o foco voltado para o relacionamento em curto prazo.
  • B A barganha distributiva une os negociadores e facilita o trabalho conjunto no futuro.
  • C Um exemplo clássico de barganha integrativa é a negociação salarial nas empresas.
  • D Na barganha distributiva, os interesses primários dos negociadores estão opostos um ao outro.
  • E A barganha integrativa trabalha com uma dinâmica do tipo “ganhar a qualquer custo”.