Questões de Variações dos Documentos Oficiais (Redação Oficial)

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Quanto à grafia de local e data do documento no Padrão Ofício, é CORRETO afirmar que:

  • A É utilizada a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade.
  • B É utilizado zero à esquerda do número que indica o dia do mês.
  • C O nome do mês deve ser escrito com inicial maiúscula.
  • D O texto da data deve ser alinhado à margem direita da página.

O fecho das comunicações objetiva saudar o destinatário. Em relação a essa utilização em comunicações oficiais, é CORRETO afirmar que:

  • A Utiliza-se “respeitosamente” para autoridades de hierarquia superior a do remetente.
  • B Utiliza-se “atenciosamente” para autoridades de hierarquia superior a do remetente.
  • C Utiliza-se “respeitosamente” para autoridades de hierarquia inferior a do remetente.
  • D Utiliza-se “atenciosamente” em qualquer caso, independentemente de hierarquias.
Em relação à finalidade dos expedientes oficiais, assinale a afirmativa INCORRETA. 
  • A O despacho é redigido para dar sequência a algum assunto que foi encaminhado para a apreciação da autoridade. Além disso, ele pode comunicar uma decisão, ordem ou até recomendar o prosseguimento de um processo.
  • B A certidão é uma declaração que tem por objetivo comprovar um ato ou registro de processo, livro ou documento existente em repartições públicas. Além disso, vale lembrar que quando autenticadas têm o mesmo valor de um documento original.
  • C A portaria é um documento pelo qual a autoridade inferior ao chefe do Executivo estabelece normas para disciplinar a conduta de seus subordinados. Além disso, ela é assinada, por exemplo, por presidente, diretor-geral, dentre outros.
  • D O memorando é um documento pelo qual o indivíduo interessado solicita ao Poder Público algo que ele acredite que lhe pertença ou até que deva usufruir. Além disso, ele pode usar para se defender de uma determinada prática ou até situação que o lese de alguma forma.
  • E O parecer é uma avaliação feita por órgãos especializados a respeito de situações que lhes foram colocadas para essa apreciação. Dessa forma, ele deve indicar a solução ou as razões e fundamentos necessários para a tomada de decisão por um órgão competente.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.
Um dos atrativos da comunicação por correio eletrônico é sua flexibilidade. Assim, não há necessidade de padronização da mensagem comunicada. No entanto, devem-se observar algumas orientações quanto à sua estrutura. Considerando a utilização do correio eletrônico na correspondência oficial, nele somente será facultada a presença de: 
  • A Vocativo.
  • B Anexo(s).
  • C Texto de assinatura.
  • D Informações sobre local e data.
  • E Preenchimento do campo “Assunto”.
À luz do Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição, Brasília, 2018), responda à questão.
Acerca das variações dos documentos oficiais, assinale a alternativa que preencha as lacunas de modo correto. Os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:
I- [NOME DO EXPEDIENTE] + ________________: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente. II- [NOME DO EXPEDIENTE] + ________________: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe. III- [NOME DO EXPEDIENTE] + ________________: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.
  • A CONJUNTO CIRCULAR – CONJUNTO – CIRCULAR.
  • B CIRCULAR – CONJUNTO – CONJUNTO CIRCULAR.
  • C CONJUNTO – CONJUNTO CIRCULAR – CIRCULAR.
  • D CIRCULAR – CONJUNTO CIRCULAR – CONJUNTO.