Questões de Venda de Produtos (Conhecimentos Bancários)

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Um banco decidiu criar um departamento on-line específico para atender a clientes pessoa física com grandes volumes de investimento. Esse departamento foi nomeado Agência VIP. A estratégia de atração de novos clientes envolveu o lançamento de uma campanha publicitária, que apresentava a seguinte mensagem: “Focado nos melhores negócios, o Banco Z criou as agências VIP. Somente para 100 clientes.” A ideia, claramente, era gerar a sensação de perda para aqueles que não se tornassem clientes da Agência VIP e, nesse caso, utilizar o gatilho mental da

  • A Urgência
  • B Surpresa
  • C Escassez
  • D Ancoragem
  • E Prova Social

O portfólio de fundos de investimento de um banco é formado por fundos de investimentos conservadores, moderados e arrojados. Segundo o diretor desse banco, os fundos conservadores são adequados para pessoas que preferem investir em fundos com baixo risco, pois têm pouca experiência em investimentos. Os fundos moderados são adequados para pessoas que já têm experiência em investimentos e conhecem melhor o mercado financeiro. Os investidores de fundos arrojados são mais experientes e não se abalam com eventuais variações nos rendimentos de suas aplicações porque entendem a dinâmica do mercado financeiro.
Nesse caso, verifica-se que a oferta de fundos de investimento do banco é baseada na segmentação

  • A afetiva
  • B geográfica
  • C demográfica
  • D experimental
  • E comportamental

KO é gerente Júnior de um banco e atua no contato direto com os clientes que têm pouca experiência na atividade de investimentos financeiros. Buscando promoção no quadro interno da instituição financeira, o gerente realiza vários cursos de atualização, inclusive de educação financeira. Munido desses conhecimentos, ele contata os correntistas sob sua responsabilidade e oferece indicações sobre como investir. Os clientes compõem diversos segmentos econômicos, e alguns não possuem renda para propiciar saldos destinados a investimentos no momento em que são contatados. O supervisor de KO identifica essa situação e o adverte da perda de tempo com clientes que não gerariam lucros imediatos ao banco.
Nos termos da Resolução n° 4.539, de 24 de novembro de 2016, verifica-se que a instituição financeira

  • A deve privilegiar os clientes que gerem recursos imediatos.
  • B deve apresentar a todos os clientes os produtos financeiros disponíveis.
  • C deve preocupar-se com a formação de clientela futura.
  • D pode criar segmentos especiais para atendimento privilegiado e secreto.
  • E pode discriminar seus clientes livremente, analisando sua renda como dado essencial para produzir lucro.

Sr. X precisava planejar a comercialização de um serviço para um cliente exigente, que demanda a personalização e o serviço de alto contato.
Para isso, ele planejou em sua estratégia comercial

  • A reduzir a variação nas operações e na entrega do serviço.
  • B garantir a intangibilidade do processo do serviço.
  • C encorajar o cliente a realizar operações por internet ou caixa automático.
  • D introduzir sofisticada rede de canais de distribuição eletrônicos.
  • E interagir pessoalmente com o cliente ao longo da prestação do serviço.

Ao implantar ações para reduzir os custos (inclusive os não financeiros) nas transações dos clientes, os diretores de um banco têm o objetivo de

  • A multiplicar o número de agências por estado.
  • B dividir a atenção prestada pelos colaboradores.
  • C diminuir os benefícios ofertados ao mercado.
  • D ampliar a arrecadação de taxas administrativas.
  • E aumentar o valor percebido pelos clientes.