Questões de Visão Holística da Educação (Pedagogia)

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Em artigo que discute as transformações pelas quais a escola vem passando desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Canário (2008, p. 79) afirma: “O problema da escola pode ser sintetizado em três facetas: a escola, na configuração histórica que conhecemos (baseada num saber cumulativo e revelado), é obsoleta, padece de um défice de sentido para os que nela trabalham (professores e alunos) e é marcada, ainda, por um défice de legitimidade social, na medida em que faz o contrário do que diz (reproduz e acentua desigualdades, fabrica exclusão relativa). Não é possível adivinhar nem prever o futuro da escola, mas é possível problematizá-lo. É nesta perspectiva que pode ser fecundo e pertinente imaginar uma “outra” escola, a partir de uma crítica ao que existe”. Para tentar recuperar a legitimidade da escola e, sobretudo, da sua função social, o autor propõe alguns caminhos.
No que se refere ao que aponta o autor, assinale a afirmação incorreta.

  • A A escola deve passar a ser um espaço onde se aprenda pelo trabalho e não para o trabalho, contrariando a subordinação funcional da educação escolar à racionalidade econômica vigente.
  • B A escola deve passar a ser um espaço onde se desenvolva e estimule o gosto pelo ato intelectual de aprender, cuja importância decorrerá do seu valor de uso para “ler” e intervir no mundo, e não dos benefícios materiais ou simbólicos.
  • C A escola deve passar a ser um espaço em que se ganha gosto pela política, isto é, onde se vive a democracia, onde se aprende a ser intolerante com as injustiças e a exercer o direito à palavra, usando-a para pensar o mundo e nele intervir.
  • D É preciso desalienar o trabalho escolar, favorecendo o seu exercício como uma “expressão de si”, quer dizer, como uma obra, o que permitirá passar do enfado ao prazer.
  • E O futuro da escola depende de investimentos na sua eficácia, na medida em que, para recuperar sua legitimidade social, é preciso que esteja estruturada em torno de um conjunto de conceitos como a qualidade, a avaliação, o empresariamento e a inovação.

Segundo Antônio Joaquim Severino no artigo intitulado “A busca do sentido da formação humana: tarefa da filosofia da educação”, publicado em 2006 na Revista Educação e Pesquisa, “a ideia-força que predomina na Filosofia da Educação na Antiguidade é que a dimensão política é inteiramente derivada da qualidade ética dos sujeitos pessoais. É por isso mesmo que, desde Sócrates, a ética é a força motriz de todo investimento pedagógico”. Sobre a dimensão filosófica e sua relação com a educação na Antiguidade é correto afirmar que:

  • A O conhecimento filosófico deseja o bem, ideia que gera conflito e se contrapõe à filosofia socrática.
  • B A alma não está sujeita à ética e não se relaciona com as reflexões éticas da Antiguidade.
  • C Não há relações possíveis da filosofia com a educação na Antiguidade.
  • D Existia a crença de que se os indivíduos da pólis (cidade) se tornassem indivíduos éticos, a comunidade seria uma comunidade justa.
  • E Virtude é atributo distante da concepção ética e educacional.

No que se refere às lutas de curta distância, de média distância e de longa distância, assinale opção correta.

  • A As lutas de curta distância apresentam como característica o toque ao adversário e seus elementos técnicos são socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, defesas com membros superiores e inferiores, sendo constatadas nas modalidades muay thai, caratê, tae kwon do e kung fu.
  • B As lutas de média distância apresentam como característica o agarre do adversário e a utilização de técnicas como rolamentos, quedas, imobilizações, chaves, sendo constatadas em modalidades como muay thai, caratê, tae kwon do e kung fu.
  • C As lutas de longa distância apresentam como característica o uso de implementos como espada, bastões, sabre, florete, presentes em modalidades como esgrima e kung fu, entre outras, e suas técnicas requerem manuseio e domínio dos implementos.
  • D As lutas de média distância apresentam como característica o toque em direção ao adversário e seus elementos técnicos são: rolamentos, quedas, imobilizações, chaves, sendo constatadas em modalidades como judô e jiu-jítsu.
  • E As lutas de curta distância apresentam como característica o agarre do adversário e a utilização de técnicas como socos, chutes, cotoveladas, joelhadas, defesas com membros superiores e inferiores, sendo constatadas em modalidades como judô e jiu-jítsu.

Leia atentamente a frase a seguir: “O ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola”. A frase acima é atribuída à:

  • A Emília Ferreiro.
  • B Magda Soares.
  • C Jean Piaget.
  • D Lev Semenovich Vygotsky.

“Todos os ambientes devem ser desenhados de forma a promover a socialização e a integração entre indivíduos com diferentes condições físicas, mentais e sensoriais, de modo a não segregar ou excluir as pessoas”.

Adaptado de DISCHINGER, Marta (et al.). Desenho universal nas escolas: acessibilidade. SME, Florianópolis: Prelo, 2004. pág. 157.


Assinale a opção que identifica corretamente os direitos promovidos por uma arquitetura acessível no trecho citado. 

  • A Lazer e segurança.
  • B Equidade e a participação.
  • C Independência e recreação.
  • D Tecnologia assistiva e conforto.
  • E Informação espacial e autonomia.