Questões de Vygotsky (Pedagogia)

Limpar Busca

Na teoria vygotskyana, concebe-se a intervenção pedagógica como uma ajuda adaptada ao processo de construção do aluno e uma intervenção que vai criando zonas de desenvolvimento:

  • A Potencial.
  • B Real.
  • C Processual.
  • D Proximal.

Vygotsky destaca as contribuições da cultura e da interação social e a dimensão histórica do desenvolvimento mental. Acerca da teoria do autor, julgue os itens que se seguem.
I O desenvolvimento está intimamente relacionado ao contexto histórico-cultural em que a pessoa se insere e se processa de forma dinâmica, por meio de desequilíbrios provocadores de reorganizações por parte do indivíduo.
II É por meio da interação social que o indivíduo interioriza as formas culturalmente estabelecidas de funcionamento psicológico.
III A adaptação do indivíduo ao contexto sócio-histórico envolve um equilíbrio entre dois processos complementares: assimilação e acomodação.
Assinale a alternativa correta.

  • A Apenas o item I está certo.
  • B Apenas o item II está certo.
  • C Apenas os itens I e II estão certos.
  • D Apenas os itens I e III estão certos.
  • E Todos os itens estão certos.
“A abordagem Sociocultural difere das demais, por colocar no centro do processo ensino-aprendizagem os contextos político, econômico, social e cultural em que ocorre a ação educativa. Um importante representante dessa concepção é _______________________, que pauta seus estudos sobre as origens e a evolução da consciência do homem no Materialismo Histórico. À luz de tal concepção, o autor revela a relação entre linguagem, consciência e constituição da identidade. Ao conceber a aprendizagem como processo sócio- -histórico mediado pela cultura, o estudioso aponta a íntima articulação da aprendizagem com os esquemas de significação e com os quatro planos de desenvolvimento: Filogenético; Ontogenético; Sociogenético e Microgenético.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  • A Carl Rogers 
  • B Jean Piaget
  • C Henri Wallon
  • D Jerome Bruner
  • E Lev Semenovitch Vygotsky

Um dos conceitos da teoria sociointeracionista que pode corroborar a proposição de programas de inclusão e permanência de crianças e adolescentes na escola, bem como a análise em estudos de casos de crianças e adolescentes no âmbito do Ministério Público é o de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). A ZDP permite que psicólogos, educadores e pedagogos, que atuam em diferentes espaços, entendam aspectos relacionados ao curso interno do desenvolvimento. (VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente. 4 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. p. 65.)
Segundo Vygotsky, a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP):
I. É a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.
II. Define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentemente em estado embrionário.
III. Permite delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento, propiciando o acesso não somente ao que já foi atingido através do desenvolvimento, como também àquilo que está em processo de maturação.
Está correto o que se afirma em

  • A I, II e III.
  • B I, apenas.
  • C II, apenas.
  • D I e III, apenas.

Para Vygotsky (2002), o desenvolvimento do ser humano é resultado da relação dialética entre aprendizagem e desenvolvimento. Segundo o autor, esse processo de desenvolvimento abrange dois níveis, o nível em que a pessoa é capaz de realizar determinada tarefa de maneira autônoma, e o nível no qual a pessoa seria capaz de realizar, mas ainda não o faz. Entre esses dois níveis haveria uma região de transição do funcionamento interpsicológico para o intrapsicológico que acontece nas situações interativas.

Essa região foi denominada por Vygotsky de:

  • A Zona de Desenvolvimento Real.
  • B Zona de Desenvolvimento Proximal.
  • C Zona de Desenvolvimento Potencial.
  • D Zona de Desenvolvimento Cinestésico.
  • E Zona de Desenvolvimento Experimental.