Questões de Web Design (Design Gráfico)

Limpar Busca

As Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) abrangem diversas recomendações com a finalidade de tornar o conteúdo da Web mais acessível. Leia, a seguir, algumas informações sobre as Diretrizes:


I. De acordo com as WCAG, as animações de movimento acionadas por interação podem ser desativadas, a menos que as animações sejam essenciais para a funcionalidade ou para as informações transmitidas pelo sistema.


II. Sobre o uso de CAPTCHA, as WCAG recomendam que, se a finalidade do conteúdo não textual for confirmar que o conteúdo está sendo acessado por uma pessoa e não por um computador, então devem ser fornecidas alternativas textuais que identificam e descrevem a finalidade do conteúdo não textual. Formas alternativas de CAPTCHA, que utilizam modos de saída para diferentes tipos de percepção sensorial, devem ser apresentadas para atender diferentes deficiências.


III. Seguindo-se as recomendações das WCAG, o trato do espaçamento de texto deve contemplar as seguintes indicações: a altura da linha deve ser pelo menos 2 vezes o tamanho da fonte; o espaçamento dos parágrafos seguintes de pelo menos 4 vezes o tamanho da fonte; e o espaçamento de letras deve ser de pelo menos 2,5 vezes o tamanho da fonte. Por fim, neste aspecto, as recomendações das WCAG são as de que o espaçamento de palavras não deve ser inferior a 0,5 vezes o tamanho da fonte.


É CORRETO o que se afirma em: 

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D I, II e III.

Observe, abaixo, um quadro com informações de título e descrição de algumas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WACG). 


TÍTULO

I - Teclado (sem exceção)

II - Sem bloqueio de teclado

III - Teclado

DESCRIÇÃO

1 - Ao se interagir via teclado, a navegação por todos os elementos "clicáveis" deve ocorrer sem que haja interrupções.

2 - Todas as funcionalidades devem ser acionadas via teclado, a menos que a funcionalidade não possibilite o controle apenas por teclado.

3 - Todas as funcionalidades devem ser acionadas via teclado.

A alternativa que relaciona CORRETAMENTE os títulos às recomendações é: 

  • A I-1 / II-3 / III-2
  • B I-2 / II-3 / III-1
  • C I-3 / II-1 / III-2
  • D I-3 / II-2 / III-1

O Business Model Canvas (BMC) faz parte da tendência de aplicação visual e de design thinking ao marketing e aos negócios. Por meio de seu processo não linear, o BMC possibilita a criação de um sistema visual que seja acessível, legível e fácil de entender para todo o mundo. O canvas é, portanto, um meio que os empreendedores podem usar para refletir e construir seu modelo de negócios em uma única página: eles podem facilmente organizar suas ideias nas caixas do template, de forma a movimentar mais rapidamente – e efetivamente – à ação.

Sobre Business Model Canvas e sua aplicação, é CORRETO afirmar:

  • A As atividades-chave são essenciais para a empresa, pois, através delas, é criada uma proposta de valor para o cliente, que indiretamente gera receita. Esse quadro, no entanto, tem sempre praticamente o mesmo conteúdo, que é referente a vendas. Afinal, todo e qualquer empreendimento existe com a única finalidade de vender e toda aplicação do BMC se refere a aumentar as vendas.
  • B Cultivar relacionamentos com os consumidores estimula sua fidelização, garantindo, assim, a sustentabilidade da empresa. Nesse sentido, o quadro de relacionamento com consumidores é o quadro mais importante de todos no Canvas, visto que é nesse quadro que colocamos diretamente a fonte de financiamento para o negócio.
  • C O Quadro de Canais no Canvas é muito importante para a entrega de valor. As propostas de valor são entregues aos clientes por meio de canais. Publicidade, redes sociais e demais ações são 'interfaces' cruciais entre a empresa e seus clientes.
  • D Uma crítica que se pode fazer ao Business Model Canvas é que esse modelo é puramente baseado em ações reativas da empresa a seus concorrentes, deixando de tratar, de forma direta e objetiva, a estrutura, as estratégias e o funcionamento interno da empresa.

A jornada descreve o percurso de um usuário por uma sequência de passos dados para alcançar um objetivo.

Sobre as jornadas dos usuários e seu papel na construção de produtos digitais, é CORRETO afirmar:

  • A Cada passo da jornada deve ser detalhado ao máximo. Se quisermos compreender em profundidade cada passo do usuário na execução da tarefa, o detalhamento deve chegar ao nível máximo.
  • B Devemos estar sempre atentos para que jamais misturemos as funcionalidades dos produtos em desenvolvimento com as jornadas dos usuários. Dessa forma, sem colocar as funcionalidades nas jornadas, conseguimos garantir o surgimento de novas ideias e inovações.
  • C É comum que alguns dos passos da jornada do usuário representem diferentes pontos de contato com o produto, caracterizando a interação da pessoa com ele.
  • D Um importante norte para a construção de jornadas dos usuários é ter em mente seus objetivos e necessidades. Nesse sentido, uma jornada bem construída só é possível com a documentação em vídeo da interação real do usuário. É por isso que a construção de jornadas costuma encarecer o processo de design.

À medida que a transformação digital vai ocorrendo, mais pessoas acessam a Internet por dispositivos móveis, e esse é um fenômeno contínuo. Por essa razão, é importante uma técnica que permita que a interface de um site ou aplicativo seja adaptada a qualquer tipo e tamanho de tela. Assinale a alternativa que apresenta a denominação da técnica voltada a construir layouts flexíveis para a Web.

  • A design comportamental
  • B design responsivo
  • C design thinking
  • D  design de produto
  • E brand design