Questões de CS-UFG

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No que se refere aos sentidos do texto, julgue os próximos itens:
I. “Gosto das coisas impossíveis” constitui uma referência ao trabalho realizado por Helena.
II. De acordo com as informações do texto, é correto inferir que Helena produz selas de vaquejada.
III. A expressão “Meus clientes brigam pelas minhas selas” foi usada em sentido denotativo.
IV. "A vida toda trabalhei. Nunca tive férias” constitui uma referência à vida das mulheres no Brasil.
V. De acordo com as informações do texto, Helena foi morar na tenda de seu pai aos 16 anos.
VI. "Não queria trabalhar na tenda porque tinha muito homem e isso me incomodava” constitui uma referência ao machismo.

São verdadeiras:

  • A IV, V e VI.
  • B I, II e VI.
  • C I, III e V.
  • D II, III e IV.
  • E Todos os itens estão corretos.

A expressão “Já que você não quer fazer sela pra mim, ou você sobe ou desce, mas na minha casa você não mora mais” utiliza-se da seguinte figura de linguagem:

  • A Pleonasmo.
  • B Metáfora.
  • C Eufemismo.
  • D Antítese.
  • E Metonímia.

Leia a tirinha a seguir:

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

É possível afirmar que a reflexão proposta pela tirinha de Armandinho dialoga com o seguinte fragmento de texto: 

  • A Comecei trabalhando desde os 15 anos.
  • B Sou fabricante de sela de vaquejada e tenho essa profissão há 32 anos.
  • C O mundo é difícil, e você tem que lutar pelo que você quer.
  • D Os homens trabalhavam para ele e faziam a sela por 100 reais. A minha só era 50, metade do preço.
  • E Desde pequena eu aprendi a me defender, aprendi que a vida é difícil.

Na oração “Enfim, Catharina Mina ultrapassou alguns limites do escravismo, contrariando o pensamento e a cultura da passividade feminina.”, o elemento destacado tem valor de:

  • A Explicação.
  • B Consequência.
  • C Conclusão.
  • D Temporalidade.
  • E Resumo.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

O papel da interjeição no último quadrinho é:

  • A Ironizar a perspectiva histórica da professora de Tayó.
  • B Demonstrar a relação entre conhecimento histórico ancestral e empoderamento.
  • C Demonstrar a relação pedagógica da fala da mãe para a menina.
  • D Demonstrar o momento de compreensão da menina acerca do que sua mãe lhe ensinou.
  • E Demonstrar o conhecimento histórico da menina.