Questões de FAPEC

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Analisando o conteúdo temático do fragmento de texto a seguir – de autoria de Carlos Heitor Cony –, você identificará o gênero em que o texto se enquadra e, portanto, poderá preencher as lacunas do último período: “Quando Rubem Braga não tinha assunto, ele abria a janela e encontrava um. Quando não encontrava, dava no mesmo: ele abria a janela, olhava o mundo e comunicava que não havia assunto. Fazia isso com tanto engenho e arte que também dava no mesmo: ________estava ______ ”.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.

  • A o – conto – feito.
  • B o – artigo – feito.
  • C a – notícia – feita.
  • D a – crônica – feita.
  • E a – resenha – feita.

Assinale a alternativa em que NÃO HÁ ERRO de regência, incluindo casos de uso (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase.

  • A Em conformidade com orientações de especialistas, submetemos a Vossas Senhorias uma proposta que corrobora a proposta de estabelecimento de um número mínimo de pontos característicos no processo de identificação papiloscópica.
  • B Em conformidade à orientações de especialistas, submetemos à Vossas Senhorias uma proposta que corrobora com a proposta de estabelecimento de um número mínimo de pontos característicos no processo de identificação papiloscópica.
  • C Em conformidade a orientações de especialistas, submetemos a Vossas Senhorias uma proposta que corrobora com a proposta de estabelecimento de um número mínimo de pontos característicos no processo de identificação papiloscópica.
  • D Nossa proposta apresenta-se como uma refutação à sugestões recentes na literatura e em treinamentos de perícia papiloscópica que tendem ou tentam estabelecer um número mínimo de pontos característicos.
  • E Nossa proposta apresenta-se como uma refutação a sugestões recentes na literatura e em treinamentos de perícia papiloscópica que tendem ou tentam estabelecer um número mínimo de pontos característicos.

Esta questão avalia conhecimentos sobre colocação pronominal, emprego de sinais de pontuação, fonemas e encontros vocálicos. Em qual alternativa está a informação correta?

  • A Nas palavras “voz”, “necessidades”, “crianças” e “proximidade”, identificamos um mesmo fonema, com seis representações gráficas diferentes.
  • B Nas sequências destacadas nas palavras “concl”, “especiais” e “criança”, há hiato, tritongo e ditongo, respectivamente.
  • C Em “só me restava”, não se justifica o uso da próclise, pois não há presença de palavra atrativa.
  • D Assim como o uso de aspas, o emprego do travessão representa mudança de interlocutor.
  • E Em “exercício” e “proximidade”, um mesmo fonema é representado pelo grafema “x”.

A alternativa correta quanto à concordância (verbal e nominal) é:

  • A “Quanto mais obscuro e sem detalhes forem as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terá.”
  • B “Quanto mais obscuro e sem detalhes for as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terá.”
  • C “Quanto mais obscuras e sem detalhes forem as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terão.”
  • D “Quanto mais obscuras e sem detalhes forem as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terá.”
  • E “Quanto mais obscuro e sem detalhes for as estruturas das cristas papilares, menor o poder individualizador que terão.”

Sobre as relações sintático-semânticas estabelecidas no segundo período do texto, a única alternativa que NÃO traz informações verdadeiras é:

  • A as orações “não tendo necessidades especiais” e “nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão” são coordenadas entre si e há entre elas relação de oposição.
  • B as orações “não tendo necessidades especiais” e “nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão” são coordenadas entre si e há entre elas relação de adição.
  • C as orações “não tendo necessidades especiais” e “nem sendo criança de colo, gestante ou portador do dito cartão” correspondem a causas do fato expresso na última oração do período.
  • D a última oração exerce função de objeto direto da primeira, que é a oração principal do período.
  • E o período é composto e misto: nele se articulam orações coordenadas e subordinadas.