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PENSAR É TRANSGREDIR
Não lembro em que momento percebi que viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos – para não morrermos soterrados na poeira da banalidade embora pareça que ainda estamos vivos.
Mas compreendi, num lampejo: então é isso, então é assim. Apesar dos medos, convém não ser demais fútil nem demais acomodada. Algumas vezes é preciso pegar o touro pelos chifres, mergulhar para depois ver o que acontece: porque a vida não tem de ser sorvida como uma taça que se esvazia, mas como o jarro que se renova a cada gole bebido.
Para reinventar-se é preciso pensar: isso aprendi muito cedo.

Apalpar, no nevoeiro de quem somos, algo que pareça uma essência: isso, mais ou menos, sou eu. Isso é o que eu queria ser, acredito ser, quero me tornar ou já fui. Muita inquietação por baixo das águas do cotidiano. Mais cômodo seria ficar com o travesseiro sobre a cabeça e adotar o lema reconfortante: “Parar pra pensar, nem pensar! ” [...]
LUFT, Lya. Pensar é transgredir. Rio de Janeiro: Record, 2005. p. 21. Disponível em:<http://pensador.uol.com.br/frase/MjgzMzA0/> . Acesso em: 23 set. 2016.


No segundo parágrafo, a conjunção “mas”, que inicia o período, exerce uma função importante na estrutura textual, pois estabelece relação de sentido (oposição ou contraste) entre dois enunciados. Isso significa dizer que a autora
  • A somente iria deixar para reinventar-se posteriormente.
  • B teria que sair de sua zona de conforto para reinventar-se.
  • C entendeu, naquele momento, numa inspiração súbita, o que antes não sabia.
  • D já sabia que “viver deveria ser uma permanente reinvenção de nós mesmos”.
  • E somente aprendeu a lidar com as inquietações cotidianas naquele momento.
São Paulo Olímpica: tocha chega _____ capital paulista neste domingo e passa por seus lugares mais emblemáticos
Personagens ligados ao esporte, _____ cultura e _____ diversidade farão parte do revezamento da chama pela cidade.
Disponível em: <https://www.rio2016.com/noticias/> . Acesso em: 23 jul. 2016.

Os vocábulos que preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do texto são
  • A a / à / a.
  • B a / à / à.
  • C à / a / à.
  • D à / à / a.
  • E à / à / à.
Brasis
[...] É negro, é branco, é nissei é verde, é índio peladão é mameluco, é cafuzo, é confusão [...] Oh Pindorama quero seu Porto Seguro suas palmeiras, suas peras, seu café suas riquezas, praias, cachoeiras quero ver o seu povo de cabeça em pé
Disponível em: <https://www.vagalume.com.br/seu-jorge/brasis.htm> . Acesso em: 23 jul. 2016.

A partir da leitura do fragmento textual, é correto afirmar que ele
  • A aborda o pluralismo representado pelas classes sociais instauradas desde a colonização do Brasil.
  • B aborda historicamente os idiomas que influenciaram a variação existente no português.
  • C se refere apenas às questões regionalistas brasileiras, as quais são abrangentes.
  • D apresenta o pluralismo étnico e cultural na formação da sociedade brasileira.
  • E apresenta ideias que dizem respeito à economia brasileira.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em:<http://ogestor.eti.br/wp-content/uploads/2010/11/h%C3%A1-vagas.jpg> . Acesso em: 25 jul. 2016.


Considerando as análises do período exposto na placa, dadas as afirmativas,

I. O período é simples, oração absoluta.

II. O termo “vagas” desempenha função sintática de sujeito.

III. A oração apresenta sujeito indeterminado.

IV. O verbo “haver” classifica-se como impessoal.


verifica-se que estão corretas apenas

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Disponível em: <http://deposito-de-tirinhas.tumblr.com/post/40380801991/por-fernando-gonsales> . Acesso em: 24 jul. 2016.



Dadas as afirmativas sobre os mecanismos linguísticos empregados na tirinha,
I. No segmento: “MEU ANALISTA VIVE ME FALANDO ISSO!” (2º quadrinho), o pronome demonstrativo “isso” funciona como elemento catafórico, uma vez que se refere ao que foi proferido anteriormente pelo rato. II. O conectivo conjuncional “mas” (3º quadrinho) indica que a minhoca não compreendeu a fala do analista. III. Há, no segmento “MAS EU NÃO VENÇO!” (3º quadrinho), elipse de um termo, o qual pode ser recuperado pelo contexto.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.