Questões de NCE-UFRJ

Limpar Busca

A respeito do subtítulo do texto, pode-se afrmar que:

  • A as duas frases sintetizam as principais ideias do texto.
  • B a segunda ratifica a ideia contida na primeira
  • C as duas frases apresentam ideias semelhantes.
  • D a segunda frase é incoerente em relação à primeira
  • E as duas frases apresentam sujeitos correferenciais.

O conectivo que pode ser utilizado entre as frases do subtítulo, reforçando a ideia pretendida, segundo o ponto de vista do texto, é:

  • A então.
  • B portanto.
  • C porque.
  • D logo
  • E porém.

Observe o fragmento do texto: “Todo mundo aprende na escola que a clorofila, aquele pigmento que dá cor verde às plantas, está na base da fotossíntese” (1º §, l. 1-3). O conectivo destacado introduz:

  • A complemento verbal e exerce função de objeto direto.
  • B ideia acessória e exerce função de advérbio.
  • C informação qualificadora e exerce função de sujeito.
  • D adjunto adnominal e exerce função de predicativo.
  • E complemento nominal e exerce função de aposto.

No texto, o autor se refere aos adeptos do uso do suco de clorofila como naturebas (1º §, l. 9). Assinale a alternativa em que a formação sufixal apresenta o mesmo valor semântico da palavra destacada:

  • A malabarista, motorista, ciclista
  • B amador, contador, zelador.
  • C merendeira, lancheira, mamadeira
  • D fofoqueiro, encrenqueiro, funqueiro
  • E comerciário, bancário, secretário

“Ela limparia a corrente sanguínea, fortaleceria o sistema imunológico, revitalizaria o cérebro, diminuiria a depressão, retardaria o envelhecimento, evitaria a ressaca e – pasme – até ajudaria no tratamento de doenças como o câncer e a Aids” (1º §, l. 12-16). Nesta passagem, o autor indica a incerteza frente ao que está sendo expresso. Assinale a alternativa que apresenta o elemento linguístico utilizado para concretizar esse posicionamento:

  • A construção de orações coordenadas assindéticas.
  • B uso do verbo no futuro do pretérito.
  • C omissão do sujeito na maioria das frases.
  • D utilização de frases curtas.
  • E preferência da ordem sujeito-verbo-objeto.