Questões de Unicamp

Limpar Busca

De acordo com as informações do texto, os escape rooms

  • A nasceram em escolas americanas, onde rapidamente conquistaram o interesse de alunos estrangeiros.
  • B revelam boas iniciativas e também conflitos indissolúveis entre os integrantes do jogo.
  • C têm como principal objetivo aprimorar a formação acadêmica dos estudantes.
  • D exigem que os participantes sejam astutos e superem conjuntamente os desafios propostos.
  • E destinam-se especificamente para o ensino médio em razão do espírito competitivo dos adolescentes.

Assinale a alternativa correta a respeito do termo destacado nos trechos do texto.

  • A No terceiro parágrafo, em – até nas férias –, a preposição indica exclusão.
  • B No quarto parágrafo, em – ... que ele fez isso com a gente... –, o pronome refere-se à utilização de uma câmera para observar os alunos.
  • C No quarto parágrafo, em – Quem tinha intimidade com mapas... –, o pronome especifica quais alunos preferem geografia a outras disciplinas.
  • D No quarto parágrafo, em – A incredulidade deu lugar ao corre-corre... –, a repetição de palavras torna ambíguo o sentido desse substantivo.
  • E No sexto parágrafo, em – Tem uma amiga que é bem quietinha. –, o emprego do diminutivo confere um tom afetivo à caracterização que Luísa faz da amiga.

A concordância verbal e nominal está em conformidade com a norma-padrão da língua portuguesa na alternativa:

  • A Pela regra, decorrido 30 minutos na sala preparada pelo professor, o jogo estaria terminado para os alunos.
  • B Aos participantes do escape room caberiam administrar sabiamente o tempo disponível.
  • C Liderança e capacidade de resolver problemas é duas qualidades imprescindíveis para essa atividade.
  • D Enquanto os estudantes eram observado por uma câmera, o professor se divertia ao ver a agitação dos jovens.
  • E A interpretação de problemas matemáticos e de coordenadas geográficas pode fazer parte do escape room.

Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase foi empregado corretamente.

  • A Conhecer melhor os colegas trouxe boas surpresas à todas as pessoas envolvidas no jogo.
  • B O professor Aruta dedicou-se intensamente à montagem da sala para o escape room.
  • C Obrigados à entrar na sala, os alunos inicialmente se revoltaram contra o professor.
  • D À princípio a turma mostrou resistência, mas depois entrou no espírito da brincadeira.
  • E Luísa, referindo-se à uma das amigas, comentou o quanto a colega era organizada.

Assinale a alternativa em que se faz, respectivamente, a caracterização adequada do pai, da mãe e do narrador da história.

  • A Sobrepunha seus interesses aos da esposa; era afável com o filho; tinha na mãe uma companheira.
  • B Agia autoritariamente; era pintora famosa; venerava o pai apesar de temê-lo.
  • C Era um homem perdulário; era indiferente à rotina do marido; guarda boas e más recordações da infância.
  • D Tinha consciência do talento do filho; dependia financeiramente do marido; pintava com o intuito de obter a aprovação da mãe.
  • E Gostava de poupar dinheiro; sentia-se solitária; era uma criança pouco criativa.