Questões de Concursos para Procurador de Contas

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Considerando a situação hipotética apresentada no texto 1A9-I, assinale a opção correta, com relação ao crédito tributário decorrente do lançamento notificado em julho de 2017.

  • A O crédito declarado e não pago relativo à alíquota de 15% foi extinto pela prescrição, e o crédito relativo ao adicional de 5% foi extinto pela decadência.
  • B A íntegra do crédito tributário decorrente do lançamento foi extinta pela prescrição.
  • C A íntegra do crédito tributário decorrente do lançamento foi extinta pela decadência.
  • D O crédito tributário decorrente do lançamento não foi extinto, podendo, por essa razão, ser cobrado na execução fiscal ajuizada.
  • E O crédito tributário foi indevidamente constituído, pois a administração tributária não pode reavaliar a correção da classificação fiscal feita pelo contribuinte.

O presidente da República editou medida provisória que previa que o recolhimento de contribuição previdenciária passaria de trimestral para mensal, sem aumento dos valores globalmente devidos. A medida provisória foi publicada no Diário Oficial da União em 10/2/2019, com vigência imediata. Posteriormente, o Congresso Nacional modificou a medida provisória, prevendo o aumento da alíquota da contribuição de 7% para 8%. A lei de conversão foi sancionada e publicada em 10/4/2019.


Considerando-se essa situação hipotética, é correto afirmar que o pagamento mensal e o aumento de alíquota somente são exigíveis a partir de

  • A maio de 2019 e julho de 2019, respectivamente.
  • B fevereiro de 2019 e julho de 2019, respectivamente.
  • C fevereiro de 2019 e janeiro de 2020, respectivamente.
  • D julho de 2019.
  • E fevereiro de 2019 e maio de 2019, respectivamente.
Esta questão foi anulada pela banca organizadora.

Na situação hipotética apresentada no texto 1A9-I, o redirecionamento da execução fiscal

  • A ao eventual sócio-gerente atual da empresa de bebidas não é permitido, pois não se pode presumir a dissolução irregular da empresa apenas por ela deixar de funcionar em seu domicílio fiscal sem comunicação ao fisco.
  • B ao escritório de advocacia que prestou orientação jurídica à empresa de bebidas é permitido, haja vista interesse comum na ocorrência do fato gerador, nos termos do CTN.
  • C a eventual sócio-gerente da empresa de bebidas é permitido, desde que este tenha ostentado essa condição ao tempo da dissolução irregular e da ocorrência do fato gerador, cumulativamente.
  • D a qualquer sócio de capital da empresa de bebidas é permitido.
  • E à empresa de calçados é permitido, uma vez que esta adquiriu o estabelecimento empresarial da empresa de bebidas.

Considerando a jurisprudência dos tribunais superiores e as disposições do CTN, assinale a opção correta.

  • A O legislador pode relativizar direitos fundamentais sem observar o princípio da proporcionalidade, uma vez que este não é parâmetro balizador da legislação tributária.
  • B É inconstitucional lei que autorize o protesto da certidão de dívida ativa, por constituir restrição desproporcional aos direitos de liberdade e propriedade.
  • C A administração tributária pode, em razão da presunção de legitimidade de seus próprios atos, desconsiderar declarações do contribuinte independentemente da aferição de dolo, erro ou má-fé.
  • D O crédito tributário pode ser parcelado de ofício pela administração tributária, nos termos da lei, mas esse parcelamento não interrompe nem suspende a prescrição.
  • E Agente público vinculado à administração tributária pode ingressar, durante o dia, em escritório de contabilidade para efetuar apreensão de livros contábeis, ainda que não esteja amparado por mandado judicial.

De acordo com a jurisprudência do STF, é constitucional a cobrança de taxa

  • A para custeio de serviço de iluminação pública.
  • B para o custeio de serviço de limpeza de logradouros públicos.
  • C de fiscalização em função da área de estabelecimento.
  • D de localização e funcionamento em função do número de empregados de uma empresa.
  • E para emissão ou remessa de guia de pagamento de outros tributos.