Questões da Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região – Piauí - Professor - Pedagogia - Colégio Pedro II (2016)

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A voz, no poema de Adélia Prado, é feminina e expressa a necessidade de se recriar sua própria identidade. O verso que apresenta o estado transitório dessa identidade em processo de reconstrução é

  • A “Mulher é desdobrável. Eu sou.”
  • B “Inauguro linhagens, fundo reinos”.
  • C “esta espécie ainda envergonhada.”
  • D “Aceito os subterfúgios que me cabem”.

No verso “ora sim, ora não, creio em parto sem dor”, o valor semântico do par ora ... ora é de

  • A causalidade.
  • B alternância.
  • C oposição.
  • D dúvida.

Em “Com Licença Poética”, Adélia Prado estabelece um diálogo com o “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade.

  • A contextualização.
  • B intertextualidade.
  • C referenciação.
  • D ironia.

O samba “Rancho da Praça Onze”, criado em 1965 por João Roberto Kelly e Chico Anysio, retrata um lugar que praticamente deixou de existir na geografia da cidade, mas que permanece vivo em sua memória, devido à sua relevância histórica e cultural. Veja um trecho do samba:

A Praça existe alegre ou triste

Em nossa imaginação

A Praça é nossa e como é nossa

No Rio quatrocentão

(Disponível em: https://www.letras.mus.br/dalva-de-oliveira/1590370/. Acesso em 25/07/2016)

Assinale a alternativa que contém a intervenção no espaço físico da cidade do Rio de Janeiro que levou à transformação da Praça Onze.

  • A A construção da Avenida Central, ocorrida no início do século XX.
  • B O desmonte do morro Santo Antônio, no final dos anos de 1950.
  • C A construção da Avenida Presidente Vargas, nos anos de 1940.
  • D O desmonte do morro do Castelo, em 1922.

Leia o trecho a seguir da Carta Aberta à Feira Literária Internacional de Paraty – 2016, escrita por Giovana Xavier, feminista negra e professora da Faculdade de Educação da UFRJ.


"Este silenciamento do nosso existir em uma feira que se reivindica cosmopolita, mas está mais para Arraiá da Branquidade, insere-se no passado-presente de escravidão, no qual a Mulher Negra é representada, vista e tratada como um corpo a ser dissecado.”

(Disponível em: https://conversadehistoriadoras.com/2016/06/27/carta-aberta-a-feira-literaria-internacional-de-parati-cade-asnossas-escritoras-negras-na-flip-2016/. Acesso em 20/06/2016.)


Sem alterar o sentido do trecho da carta, a expressão “no qual” pode ser substituída por

  • A que.
  • B cuja.
  • C onde.
  • D em que.