Ao lermos a crônica acima, publicada por Clarice Lispector na década de 70, percebemos que a crítica da autora, se interpretada com inferências da atualidade, pode ser bem contemporânea, posto que:
- A no contexto atual, embora se ressalte muito a importância de investimentos na educação, percebe-se que as pessoas não têm dado tanto valor ao ensino, especialmente, de matemática, ao contrário do que Clarice Lispector somente defende no seu texto: as aulas de matemática;
- B nota-se, atualmente, a importância do número em todos os setores da sociedade, como mostra Clarice Lispector, a qual, visivelmente, não defende a necessidade do humano, do social, mas, sim, dos números, do exato;
- C no momento em que vivemos, especialmente no contexto pandêmico de 2020, o ser humano tem se tornado, cada vez mais, um número, sendo necessário o amor, sentimento destacado pela autora, para se poder ver além disso;
- D a autora defende somente a necessidade da objetividade diante de uma era tão tecnológica quanto esta, o que a faz precisar compreender os números em vez de sua própria existência;
- E a autora só faz referência a importância dos números para codificação no mundo em que vive, defendendo esta necessidade e desprezando, assim, os sentimentos humanos.