Questões da Prova do Ministério Público do Estado de Roraima (MPE-RO) - Analista - Sociologia - FUNCAB (2012)

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Zygmunt Bauman reflete sobre a liquidez dos laços na sociedade pós-moderna. De acordo com o autor, podem-se caracterizar as relações sociais como:

  • A transitórias, superficiais e impessoais, cujas associações ocorrem com base em propósitos muitas vezes limitados e instrumentais.
  • B pessoais, com uma predominância nos contatos sociais primários.
  • C totalmente afetivas e homogêneas.
  • D individualistas e afetivas.
  • E instrumentais, a fim de suprir a necessidade cotidiana, pois os indivíduos necessitam preservar seus bens pessoais.

Émile Durkheim criou o conceito de fato social para analisar a sociedade. Na perspectiva de Durkheim, os fatos sociais são:

  • A formas coletivas e individuais de pensar e agir que afetam o todo social.
  • B relações que produzem um único fenômeno social.
  • C formas coletivas de pensar e agir e se manifestam como uma realidade externa na vida dos indivíduos, exercendo sobre eles um poder coercitivo.
  • D uma forma precisa de agir do indivíduo, reproduzida por meio da solidariedade orgânica.
  • E aspectos externos ao indivíduo, responsável pelas mudanças sociais exercidas sobre o indivíduo, proporcionando mudanças contra o poder coercitivo.

O mundo contemporâneo vive momentos de intensa informação, comunicação e circulação de um consumo exarcebado de mercadorias diversas. Fenômenos globais colocam-se no espaço local e vice-versa. Um fenômeno em evidência é o Planejamento Estratégico para as cidades, cuja política objetiva o crescimento e a revitalização do espaço urbano. Esta proposta, atualmente, é vivenciada em várias cidades brasileiras que servirão de sede para a Copa do Mundo de 2014. Sobre essa proposta de política de reestruturação das cidades, qual das alternativas a seguir, representa a perspectiva analítica de Otilia Beatriz Fiori Aantes e Carlos B. Vainer sobre o espaço e o pensamento urbanos?

  • A A cidade é colocada no mercado como um produto, gerida e consumida como mercadoria, cujo planejamento estratégico formaliza e institucionaliza uma parceria entre o público e o privado.
  • B A reorganização dos espaços urbanos torna-se necessária à valorização das cidades no âmbito global, e pela contribuição ao desenvolvimento sociocultural local.
  • C O planejamento estratégico, nos países europeus, tornou-se um modelo bem-sucedido, proporcionando amplo desenvolvimento econômico e social, sendo por seus benefícios, adotado no Brasil.
  • D A revitalização urbana das praças, dos museus e de toda forma de expressão cultural da cidade valoriza a homogeneização da cultura, ocasionando uma perda da diversidade cultural.
  • E Essa proposta de planejamento estratégico possibilita uma parceria do público com as empresas privadas, motivando novos empregos, cuja consequência é a diminuição das desigualdades sociais.

Roberto Da Matta analisa a ‘casa e a rua’ como duas categorias sociológicas no sentido de Durkheim e Mauss, para refletir como a sociedade brasileira pensa seus espaços e suas relações sociais. Na concepção de Da Matta, qual o significado para a ‘casa e a rua’?

  • A Estabelecer a casa como o espaço do lar, da proteção, do casamento e da harmonia, e a rua como o espaço do público, da individualidade e da liberdade.
  • B Espaços marcados por simbolismo e construídos social e culturalmente.
  • C Uma forma de representação geográfica estabelecida pelo indivíduo cujos papéis relacionados com a rua são possuídos pelo contraste da casa.
  • D Espaço relacional no qual a cidadania é expressa no ambiente público.
  • E Categorias que marcam o tempo em espaços hierarquizados.

A escola sociológica francesa apoia-se em dois postulados inter-relacionados: a origem e o caráter do pensamento são coletivos; cabe à pesquisa sociológica localizar esta parte social na construção do pensamento, sendo o papel do sociólogo descobrir os significados profundos, inconscientes da cultura. Nesta perspectiva, Marcel Mauss atesta para:

  • A Uma noção de pessoa inata ao indivíduo, pautada no psicológico, social e cultural.
  • B O indivíduo é percebido em sua representação coletiva e não como uma simples categoria de entendimento.
  • C A interação da pessoa e sua homogeneidade no contexto das oposições de entendimento.
  • D O indivíduo é visto apenas psicologicamente como uma pessoa.
  • E A criação da noção de pessoa como categoria de entendimento.