Questões da Prova do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPE-RS) - Assessor de Docência - MPE-RS (2015)

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Assinale a alternativa que preenche corretamente, e de acordo com o sentido do texto, as lacunas das linhas 12, 30, 33 e 45, nesta ordem.

  • A deterioravam - se tornará - afirme - deixasse
  • B deteriorava - se torne - afirma - deixassem
  • C deteriorariam - se torna - afirmou - deixe
  • D deterioraria - se tornará - afirma - deixasse
  • E deterioraram - se torna - afirme - deixassem

Um dos objetivos centrais do texto é

  • A apresentar argumentos que justifiquem a aproximação entre Retórica e Estilística em relação à normatividade.
  • B informar sobre o desinteresse de crianças e adolescentes pelo internetês.
  • C informar sobre os estudos retóricos desenvolvidos por Aristóteles, Quintiliano e Cícero.
  • D sustentar que a normatividade não deve ser exigida hoje em nenhum tipo de discurso.
  • E apresentar argumentos que comprovem que a normatividade é necessária à eficácia da comunicação.

Considere as seguintes afirmações sobre a estrutura do texto.

I - No primeiro parágrafo, o autor se refere ao campo de estudos da Estilística e da Retórica.

II - O segundo parágrafo refere-se à conduta linguística que está sendo alvo de críticas.

III - O sétimo parágrafo refere-se ao preconceito linguístico em relação ao uso da internet.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e III
  • E I, II e III.

4 . Considere as seguintes afirmações sobre regência verbal e nominal em segmentos do texto.

I - A substituição de compete (l. 1) por é da alçada exigiria a alteração de à (l. 1) para da.

II - A substituição de pertençam (l. 4) por façam parte exigiria a alteração de ao (l. 4) para do.

III - A substituição de se adapta (l. 33) por se adequa exigiria a alteração de às (l. 33) para com as.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as seguintes classificações de orações do texto.

( ) que efeitos é possível retirar dela (l. 2): subordinada substantiva predicativa

( ) já que nem todos diferenciam uma da outra (l.5): subordinada adverbial causal

( ) que é escrito a muitas mãos (l. 12-13): coordenada assindética explicativa

( ) que a comunicação se faça dentro do assunto discutido (l. 39): subordinada substantiva objetiva direta

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  • A F - V - F - V.
  • B V - F - V - F.
  • C F - F - V - V.
  • D F - V - F - F
  • E F - V - V - F.