Questões da Prova da Procuradoria Geral do Município (PGM) - Contador - FGV (2023)

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“Há certamente pessoas que duvidam que a ciência possa fazer a felicidade dos homens. E, de fato, o curso do desenvolvimento, que aparece paralelamente ao progresso científico, leva ao consumismo, à poluição, a grandes riscos ecológicos. “Mas, a meu ver, seria necessário evitar a confusão entre ciência e desenvolvimento e dizer, ao contrário, que a ameaça vem da quantidade exagerada de ciência. “Vamos aos fatos: “Uma comparação objetiva do passado com os tempos modernos me parece demonstrar isso claramente: a condição humana melhorou bastante, sobretudo nos países desenvolvidos, ou seja, justamente onde se pratica a ciência. Tal melhora provém da utilização de uma infinidade de elementos de segurança e de conforto, de comunicação, de informação – os quais, deram a cada um o gosto de uma existência melhor. Esses meios de felicidade, trazidos pela ciência, sofreram desvios em seus objetivos, pois foram multiplicados de uma maneira excessiva...”. Sobre a estruturação desse texto argumentativo, é correto afirmar que:

  • A na defesa de seu pensamento, o autor do texto apela para argumentos alheios, apoiados todos na realidade;
  • B o consumismo e a poluição são comprovações da tese do autor, mostrando aspectos negativos do desenvolvimento científico;
  • C o texto parte da recusa de uma tese, a de que a ciência não faz a felicidade humana;
  • D ao dizer “Vamos aos fatos” o autor do texto encaminha a fundamentação argumentativa para as suas opiniões;
  • E o gosto de uma existência melhor causou um enorme desequilíbrio econômico, retirando o valor positivo da ciência.

Numerosas situações da vida cotidiana ou profissional nos levam a contestar ou a defender um ponto de vista, logo, a produzir uma argumentação. Todas as opções abaixo mostram sugestões de temas para textos argumentativos; a opção em que é proposta uma estruturação com base em duas teses possíveis, é:

  • A Como será o sistema de trabalho no futuro?
  • B Os jornais falados e escritos estão em franca disputa por leitores; qual dos dois modelos vai triunfar?
  • C Alguns especialistas consideram que o turismo de aventura será a coqueluche do próximo século. Como você imagina esse tipo de turismo?
  • D Os ritmos musicais estão ligados a um instrumento básico. A bossa-nova só poderia ser composta no violão, assim como a valsa só poderia ser composta a partir do piano. Você considera válido esse ponto de vista?
  • E Como julgar as aulas pela internet? São bastante úteis, sobretudo para os que não dispõem de tempo ou, carecendo da presença física do professor, deixam sempre a desejar?

Observe como foi construído o humor na seguinte frase: “A maneira mais segura de você dobrar o seu dinheiro, é pegar as notas, dobrá-las e guardá-las no bolso”. Como sabemos, o humor é construído pela quebra de uma expectativa; nesse caso, essa quebra provém:

  • A da inutilidade de ensinar-se como dobrar o dinheiro;
  • B do destaque dado a uma situação que é feita por todos;
  • C dos sentidos diversos do verbo “dobrar”;
  • D da impossibilidade de dobrar o dinheiro, pondo-o no bolso;
  • E da proposta inviável contida na frase.

Em todas as opções abaixo mostra-se um substantivo, acompanhado de dois adjetivos derivados dele. Aquela opção em que esses adjetivos possuem significados perfeitamente idênticos, é:

  • A agricultura / atividade agrícola, atividade agrária;
  • B poeira / local poeirento, local empoeirado;
  • C alimento / produto alimentar, produto alimentício;
  • D dia / trabalho diário, trabalho diurno;
  • E luxúria / aspecto luxuriante, aspecto luxurioso.

Observe o texto argumentativo a seguir. “Os dicionários, como muitos dizem, são ‘os pais dos burros’, já que todos os consultam quando desconhecem o significado de alguma palavra, mas nossos dicionários ainda têm muito o que aprender, desde a apresentação de informações mais precisas, até a inclusão da etimologia das palavras, sua datação e exemplos dos múltiplos significados indicados. Assim, eles passarão a ser ‘os pais dos inteligentes’.” O plano de estruturação argumentativa desse texto é:

  • A apresentação de uma tese própria, seguida de argumentos contrários à tese oposta;
  • B apresentação de uma listagem de argumentos favoráveis a uma tese própria do argumentador, explicitada ao final;
  • C apresentação da tese oposta, seguida de argumentos e da tese própria;
  • D apresentação de uma listagem de argumentos favoráveis à tese oposta, sem a explicitação da tese própria;
  • E apresentação da tese própria, seguida da tese oposta, com uma listagem de argumentos que defendem aquela.