Questões da Prova do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (TJ-AP) - Bibliotecário - FCC (2009)

Limpar Busca

Avalie as afirmativas abaixo, sobre a seleção de materiais de informação.


I. O critério de autoridade busca definir a qualidade do material a partir da reputação de seu autor.

II. A forma como o assunto é tratado no documento é objeto de atenção do critério de cobertura.

III. O critério de conveniência procura verificar se o trabalho é apresentado em um nível, de vocabulário e visual, que seja compreensível pelos usuários.

IV. A análise dos aspectos especiais dos materiais de informação refere-se às suas características físicas (tamanho, papel, caracteres tipográficos, etc.)


Estão corretas SOMENTE
  • A I, II e III.
  • B I, III e IV.
  • C II, III e IV.
  • D I e II.
  • E III e IV.

Avalie as definições a seguir sobre política de seleção e assinale a alternativa correta.

Um documento formal de política de seleção justifica-se por seu caráter administrativo, de relações públicas e político, a saber:

I. administrativo, com a finalidade de garantir a continuidade dos critérios além da presença física de seus elaboradores;

II. de relações públicas, ao proporcionar um instrumento para resistência ou gerenciamento dos conflitos e pressões em torno da coleção;

III. político, ao tornar a biblioteca simpática aos olhos da comunidade.

  • A Somente a alternativa I está correta, pois as definições das alternativas II e III estão trocadas.
  • B Somente a alternativa II está incorreta, uma vez que o caráter de relações públicas do documento de política não compreende o gerenciamento de conflitos.
  • C As alternativas I e II estão corretas; a alternativa III simplesmente não tem qualquer significado.
  • D Somente a alternativa III está correta; as alternativas I e II tiveram suas definições trocadas.
  • E a alternativa I está incorreta, os critérios sempre têm continuidade independentemente da presença física de seus elaboradores.

Em unidades de informação ligadas à administração pública, as compras de materiais devem seguir as diretivas estipuladas pela Lei nº 8.666/93, conhecida como Lei de Licitações e Contratos, que prevê que as compras deverão ocorrer sempre por licitação. Entretanto, a Lei também prevê a possibilidade de realizar compras sem que haja licitação, quando

  • A se deseja adquirir apenas materiais bibliográficos.
  • B o ato ocorre próximo ao final do ano fiscal.
  • C o valor das compras é inferior ao teto estabelecido.
  • D elas dependem de fornecedores estrangeiros.
  • E se necessita adquirir apenas bens de primeira necessidade.

Entre as vantagens dos consórcios de bibliotecas estão

  • A a agilidade no recebimento de materiais de informação, o partilhamento de recursos financeiros e o planejamento centralizado.
  • B o controle de materiais, a disseminação seletiva da informação e o registro único de usuários.
  • C o empréstimo informatizado, a centralização de dados cadastrais e a aquisição cooperativa.
  • D o compartilhamento de acervo, a aquisição planificada e a busca e captação de recursos.
  • E a catalogação cooperativa, o aprimoramento dos processos de intercâmbio e as licitações em conjunto.

Sobre a avaliação contínua de serviços de informação, é possível afirmar que

  • A não existe relação direta entre avaliação e planejamento.
  • B ela é sempre uma ocorrência isolada.
  • C o estabelecimento de critérios de mensuração está fora de suas preocupações, centradas principalmente no controle das ações.
  • D ela interfere apenas marginalmente na implementação de serviços e projetos.
  • E a escassez de recursos é apontada como uma das principais razões para sua execução.