Questões da Prova do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO) - Juiz Leigo - CS-UFG (2017)

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Estrangeirismos são palavras e expressões de outras línguas usadas correntemente em nosso cotidiano. Sobre o emprego de palavras estrangeiras no português, o linguista Sírio Possenti comenta:

Tomamos alguns verbos do inglês e os adaptamos a nosso sistema verbal exclusivamente segundo regras do português. Se adotarmos start, logo teremos estartar (e todas as suas flexões), pois nossa língua não tem sílabas iniciais como st-, que imediatamente se tornam est-. A forma nunca será startar, nem ostartar ou ustartar, nem estarter ou estartir, nem printer ou printir, nem atacher ou atachir etc., etc., etc.

(Adaptado de Sírio Possenti, “A questão dos estrangeirismos”, em Carlos Alberto Faraco, Estrangeirismos: guerras em torno da língua. São Paulo: Parábola, 2001, p. 173-174.)

As alternativas abaixo reproduzem trechos de um fórum de discussão na Internet sobre um jogo eletrônico. Nessa discussão, um jogador queixa-se por não ter conseguido se conectar a uma partida e ter perdido pontos. Escolha a alternativa que contém um exemplo do processo de adaptação de verbos do inglês para o sistema verbal do português, como descreve Sírio Possenti.

(Adaptado de http://forums.br.leagueoflegends.com/board/showthread.php?t=187120. Acessado em 15/07/2017.)

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A “Aconteceu logo na manhã deste domingo, quando iniciei uma ranked.”
  • B “Ela não deu load e pensei que era um bug no site.”
  • C “Entrei no lolking para ver se a partida estava sendo computada.”
  • D “Nem upei meu personagem de tanto problema no server.”

O autor trata do conceito de justiça em diferentes perspectivas e reconhece que, na definição socrática de justiça, o ensinamento independente

  • A de ideias aparentemente antagônicas a respeito da relação humana em sociedade, a justiça vai pender para o lado mais fraco.
  • B da determinação legal, a justiça é um valor humano a ser frequentemente rediscutido, porque muda com o passar do tempo.
  • C de concepções particulares, as decisões humanas estão sujeitas a uma lei maior, que rege a vida em sociedade, a lei da civilidade.
  • D da compreensão humana, a justiça vai ser sempre feita e bem aplicada.
  • E da vontade individual, a justiça e a humildade estão em polos distintos do caráter humano.
De acordo com o texto, considere as afirmativas a seguir.

I. Spammers são os responsáveis pelo envio de e-mails não solicitados. II. Bloquear a mensagem suspeita é a única forma de o usuário combater o spam. III. As mensagens genuínas estão entre os 90% dos e-mails que chegam aos provedores. IV. Provedores e usuários podem se ajudar, mutuamente, no combate às mensagens indesejadas.

Assinale a alternativa correta.
  • A Somente as afirmativas I e II são corretas.
  • B Somente as afirmativas I e IV são corretas.
  • C Somente as afirmativas III e IV são corretas.
  • D Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
  • E Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

Assinale a alternativa que melhor registra a mensagem que a tirinha pretende veicular.

  • A Transmite mensagem de preocupação com meio ambiente.
  • B Tem a intenção de chamar atenção para o descarte correto do lixo.
  • C Faz uma crítica ao consumismo, especialmente de automóveis.
  • D Demonstra a necessidade de realização de exercícios físicos para manutenção da saúde.

Um aspecto do Texto 1 que o torna, de certa maneira relevante, e que toca a sensibilidade do leitor, é que o autor:

  • A recorre a uma linguagem erudita, fazendo uso de um vocabulário distante das situações informais.
  • B permeia ou intercala, entre elementos narrativos, fragmentos de natureza claramente descritiva.
  • C vai de uma simples narrativa até uma séria reflexão, pela exploração simbólica de uma cena trivial.
  • D concentra a narrativa em um único personagem, assegurando, assim, a concisão esperada para esse tipo de texto.
  • E reúne diferentes dados em um cenário apenas e recorre, de forma categórica, à ativação da memória do leitor.