Questões da Prova do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul - Analista Administrativo - FCC (2007)

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Segundo se depreende do texto, os traços da cultura do povo brasileiro, enumerados no primeiro parágrafo,

  • A são simples estratégias de sobrevivência, que não podem constituir uma inspiração para o nosso projeto educacional.
  • B poderiam ser estratégias de sobrevivência, se inspiradas nos valores que regem, ainda que precariamente, a nossa educação.
  • C constituem uma fecundidade indisciplinada, que seria necessário corrigir para inspirar e aprimorar nosso sistema de ensino.
  • D opõem-se, em sua positiva fecundidade indisciplinada, às falhas e aos equívocos estruturais do nosso ensino.
  • E constituem um manancial de grandes feitos, equiparáveis aos dogmas e às idéias que balizam nosso ensino formal.

Considere as afirmativas abaixo.

I. É o conjunto de condições necessárias ao exercício do poder.

II. É a capacidade do governo de implementar as decisões tomadas.

III. Compreende a forma de governo, relações entre os poderes, sistema partidário e equilíbrio entre as forças políticas de oposição e situação.

IV. Diz respeito à capacidade de decidir.

V. Envolve arranjos institucionais pelos quais a autoridade é exercida de modo a viabilizar as condições financeiras e administrativas indispensáveis à execução das decisões que o governo toma.

Correspondem ao conceito de governança APENAS:

  • A I e II.
  • B III e IV.
  • C II e III.
  • D II e V.
  • E IV e V.

O modelo NPM (New Public Management) pode ser sintetizado em três visões de administração pública decorrentes, que são: I - Gerencialismo Puro, II - Consumerismo e III - Public Service Oriented, que correspondem, respectivamente, a:

  • A I - Foco na economia e na eficiência (fazer mais com menos), olhando o cidadão como contribuinte, II - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer melhor), considerando o cidadão como cliente, III - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres.
  • B I - Foco na economia e na eficiência (fazer melhor), olhando o cidadão como contribuinte, II - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer mais com menos), considerando o cidadão como cliente, III - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres.
  • C I - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer melhor), considerando o cidadão como cliente, II - Foco na economia e na eficiência (fazer mais com menos), olhando o cidadão como contribuinte, III - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres.
  • D I - Foco na economia e na eficiência (fazer mais com menos), olhando o cidadão como contribuinte, II - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres, III - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer melhor), considerando o cidadão como cliente.
  • E I - Foco na eqüidade e prestação de contas (fazer o que deve ser feito), considerando a coletividade de cidadãos com seus direitos e deveres. II - Foco na flexibilidade da gestão, eficácia e qualidade (fazer melhor), considerando o cidadão como cliente. III - Foco na economia e na eficiência (fazer mais com menos), olhando o cidadão como contribuinte.

O método de avaliação de desempenho que se baseia no fato de que no comportamento humano existem características extremas capazes de levar a resultados positivos ou negativos é denominado

  • A misto.
  • B da escala gráfica contínua.
  • C da escala gráfica descontínua.
  • D da escolha forçada.
  • E do incidente crítico.

A determinação "cada entidade de Governo deve possuir um orçamento", está contida no Princípio da

  • A Unidade.
  • B Universalidade.
  • C Singularidade.
  • D Exclusividade.
  • E Competência.