Questões da Prova do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul - Analista Judiciário - FCC (2007)

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Segundo se depreende do texto, os traços da cultura do povo brasileiro, enumerados no primeiro parágrafo,

  • A são simples estratégias de sobrevivência, que não podem constituir uma inspiração para o nosso projeto educacional.
  • B poderiam ser estratégias de sobrevivência, se inspiradas nos valores que regem, ainda que precariamente, a nossa educação.
  • C constituem uma fecundidade indisciplinada, que seria necessário corrigir para inspirar e aprimorar nosso sistema de ensino.
  • D opõem-se, em sua positiva fecundidade indisciplinada, às falhas e aos equívocos estruturais do nosso ensino.
  • E constituem um manancial de grandes feitos, equiparáveis aos dogmas e às idéias que balizam nosso ensino formal.

Atente para as seguintes afirmações:

I. A revolução na orientação do ensino brasileiro, preconizada pelo autor do texto, é de fato radical porque vai de encontro aos valores culturais que se atribuem ao povo brasileiro.

II. O autor lamenta que a ditadura da falta de imaginação, numa cultura tão criativa como a nossa, jamais tenha sido objeto de um debate nacional.

III. Com a expressão assunto para economistas e engenheiros, o autor deixa ver que, em sua opinião, a educação brasileira se restringiu aos limites de uma concepção técnica, material e pragmática de ensino.

Em relação ao texto, está correto o que se afirma em

  • A III, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

No terceiro parágrafo, ao sugerir novos encaminhamentos para o ensino da matemática, da leitura e da escrita, da ciência e da história, o autor mostra que está valorizando

  • A um maior rigor no desenvolvimento metodológico das disciplinas.
  • B o aprofundamento dos valores de que nossa pedagogia já está imbuída.
  • C uma revolução metodológica que incremente a carga de informações.
  • D a harmonização entre caminhos alternativos e os das práticas atuais.
  • E a sobreposição do plano dinâmico dos contrastes ao das verdades estáticas.

No segundo parágrafo, está implícita a idéia de que

  • A há quem associe revolução educacional a afrouxamento da avaliação ou a apego a novidades passageiras.
  • B existe um vínculo suficiente e necessário entre a expansão física da rede escolar e a qualidade de ensino.
  • C o modismo pedagógico em curso implica um rigor metodológico descabido.
  • D a expansão da rede física escolar provoca a necessidade de um professorado mais competente.
  • E há quem julgue que a tarefa libertadora da educação é assunto para pedagogos atualizados e pragmáticos.

Na construção do texto, o autor valeu-se de

  • A relações de oposição, como a que ocorre entre soluções únicas e suprimir possibilidades.
  • B relações de causa e efeito, como a que ocorre entre assunto para economistas e engenheiros e construir pessoas.
  • C relações de equivalência de sentido, como a que ocorre entre descoberta de problemas e enfoque nas soluções únicas.
  • D relações de oposição, como a que ocorre entre tratar enigmas como soluções e métodos "corretos".
  • E relações de causa e efeito, como a que ocorre entre dogmas confundidos com idéias e formulações alternativas.