Questões da Prova do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso - Analista - CESPE/CEBRASPE (2015)

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Assinale a opção correta de acordo com as ideias do texto.

  • A O papel fiscalizador dos processos eleitorais é base para os princípios legais que visam promover justiça, liberdade e igualdade nas disputas para cargos eletivos.
  • B Historicamente, os brasileiros têm atuado mais como eleitores e têm se descuidado de seu papel como cidadãos, isto é, como aqueles a quem cabe a tarefa de fiscalizar as eleições.
  • C Ao longo do processo eleitoral, há instrumentos de controle prévio que podem garantir que o pleito ocorra em conformidade com a lei.
  • D A figura do eleitor-cidadão é a peça central de todo o processo eleitoral, uma vez que esse sujeito é o único agente, de fato, desse processo e seu principal destinatário.
  • E No processo eleitoral, as atribuições do eleitor e as do cidadão, muitas vezes, confundem-se e isso justifica o uso da denominação eleitor-cidadão.

Considerando os aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A Os verbos impor e dispor, empregados, respectivamente, nas linhas 25 e 37, recebem a mesma classificação no que se refere à transitividade.
  • B O termo “a legítima expectativa" (L.30) e a oração “aguardar até o dia da votação" (L. 40 e 41) desempenham a mesma função sintática.
  • C O termo “dúvida" (L.36) exerce a função de sujeito na oração em que ocorre.
  • D Os termos “por órgãos estatais" (L.9) e “dos preceitos morais" (L.25) exercem a função de complemento verbal nos períodos em que ocorrem.
  • E Na linha 15, as palavras “livre" e “conscientemente" modificam, respectivamente, “eleitor" e “comparece".

Considerando que cada uma das opções abaixo apresenta uma proposta de reescrita de trecho do texto — indicado entre aspas —, assinale a opção em que a reescrita mantém o sentido da informação originalmente apresentada e preserva a correção gramatical do texto.

  • A “o projeto decerto impulsionou o julgamento dos processos considerados importantes para as eleições gerais de 2014" (L. 16 a 18): o projeto certamente estimulou o julgamento dos processos tidos como importantes para as eleições gerais de 2014.
  • B “Lançado em 1.º de outubro de 2013 ... Lei Complementar n.º 135/2010" (L. 1 a 3): O Projeto Pauta Limpa lançado em 1.º de outubro de 2013 teve como principal intuito dar cumprimento ao propósito normativo da Lei Complementar n.º 135/2010.
  • C “consiste em aplicar ... processo eleitoral" (L. 4 e 5): consiste no emprego, diretamente, no processo eleitoral dos princípios da probidade e moralidade administrativas.
  • D “O projeto... metas prioritárias" (L. 6 e 7): De modo simples e direto, o Projeto Pauta Limpa foi sustentado a partir do estabelecimento de três metas preferenciais.
  • E “julgar até 19/12/2013 ... mandato eletivo" (L. 8 a 10): julgar todos os processos que contenham pedidos resultantes na perda do mandato eletivo até 19/12/2013, em primeira instância.

De acordo com o texto,

  • A cabe aos políticos avaliar as duas propostas em pauta para discussão: a referente à fixação da idade para o voto facultativo e a relativa à definição do intervalo etário em que se define a obrigatoriedade do voto.
  • B os critérios usados pelo legislador para estabelecer o caráter facultativo do voto para analfabetos, para maiores de setenta e para menores de dezoito anos de idade, são de natureza estritamente política e não têm a finalidade de atestar a incapacidade desses cidadãos.
  • C o grau de maturidade política de um eleitor é diretamente proporcional ao seu grau de consciência do poder de seu voto.
  • D o uso da urna eletrônica foi um marco nas eleições, pois permitiu que o voto de analfabetos e de idosos fosse corretamente lançado e computado.
  • E questões referentes à capacidade física e intelectual de maiores de dezoito anos de idade foram consideradas determinantes para a definição do caráter obrigatório do voto para essa classe de cidadãos.

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção correta.

  • A As formas pronominais “lo" (L.2), em “sem fazê-lo", e “o" (L.3), em “a lei o obriga", referem-se ao mesmo antecedente.
  • B As vírgulas empregadas logo após “urna" (L.2) e “anos" (L.27) poderiam ser suprimidas sem prejuízo para a correção gramatical do texto.
  • C O sinal de dois-pontos empregado imediatamente depois de “facultativo" (L.7) introduz trecho que exprime opinião da autora do texto.
  • D Os termos “o uso de barcos" (L. 19 e 20) e “o voto obrigatório" (L.25) desempenham a mesma função sintática nas orações em que ocorrem.
  • E Seria mantido o sentido original do texto caso o trecho “não são obrigados a votar" (L.9) fosse substituído por não se obrigam a votar.