Questões da Prova do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco - Analista Judiciário - FCC (2011)

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O Poder Constituinte derivado decorrente consiste

  • A no estabelecimento da primeira Constituição de um novo país.
  • B na possibilidade de alterar-se o texto constitucional do país, respeitando-se a regulamentação especial prevista na própria Constituição Federal.
  • C na possibilidade dos Estados membros de se auto organizarem através de suas Constituições Estaduais próprias, respeitando as regras limitativas da Constituição Federal
  • D no estabelecimento de uma Constituição posterior de um velho país.
  • E no fato de não estar sujeito a qualquer forma prefixada para manifestar a sua vontade.

No tocante à interpretação das normas constitucionais, o Princípio da Força Normativa da Constituição determina que:

  • A a interpretação constitucional deve ser realizada de maneira a evitar contradições entre suas normas.
  • B entre as interpretações possíveis, deve ser adotada aquela que garanta maior eficácia, aplicabilidade e permanência das normas constitucionais.
  • C os órgãos encarregados da interpretação da norma constitucional não poderão chegar a uma posição que subverta o esquema organizatório funcional constitucionalmente já estabelecido.
  • D na solução dos problemas jurídicos constitucionais, deverá ser dada maior primazia aos critérios favorecedores da integração política e social.
  • E a coordenação e combinação dos bens jurídicos em conflito seja destinada a evitar o sacrifício total de uns em relação aos outros.

Sobre a Organização Político-Administrativa, os Princípios Federais Extensíveis são normas centrais

  • A aos Estados, apenas.
  • B comuns à União e aos Estados, apenas.
  • C aos Municípios, apenas.
  • D comuns à União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
  • E ao Distrito Federal, apenas.

O controle repressivo em relação ao órgão controlador político

  • A ocorre quando a Constituição submete certas leis e atos normativos ao controle político e outras ao controle jurisdicional.
  • B se trata da verificação da adequação de atos normativos com a Constituição feita pelos órgãos integrantes do Poder Judiciário.
  • C ocorre em Estados onde o órgão que garante a supremacia da Constituição sobre o ordenamento jurídico é distinto dos demais Poderes do Estado.
  • D impede que alguma norma maculada pela eiva da inconstitucionalidade ingresse no ordenamento jurídico.
  • E se trata da verificação da adequação de atos normativos previamente pelo Poder Legislativo e depois pelo Poder Judiciário.

Apolo, funcionário público, recebeu propina para convidar empresas fantasmas a fim de beneficiar a empresa UUUXXXAA Ltda. no processo de licitação de compra de material escolar pelo Poder Público Estadual. As empresas fantasmas, convidadas, não apresentaram propostas, o que levou a empresa UUUXXXAA a vencer a licitação, mesmo tendo apresentado proposta de fornecimento de material acima dos valores praticados no mercado. Segundo a Constituição Federal, o ato de improbidade administrativa cometido por Apolo, poderá importar

  • A a perda da função pública, apenas, pois o ressarcimento ao erário competirá a empresa que venceu a licitação.
  • B a suspensão dos direitos políticos, apenas, pois o ressarcimento ao erário competirá a empresa que venceu a licitação.
  • C a indisponibilidade de bens, apenas, pois é sua obrigação ressarcir o erário, caso a empresa tenha fornecido o material escolar.
  • D a perda da função pública e o ressarcimento ao erário, apenas, sem prejuízo da ação penal cabível.
  • E a suspensão dos direitos políticos, a perda da função pública, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao erário, na forma e gradação previstas em lei, sem prejuízo da ação penal cabível.