Questões da Prova do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo - Analista Administrativo - FCC (2017)

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Conforme o texto,

  • A muito embora os museus de arte contemporânea optem pela simplicidade em sua estrutura, não devem abrir mão do modo de expor as obras, tampouco das regras e costumes que se foram sedimentando com o passar dos tempos.
  • B os museus antigos precisam se adequar a uma nova mentalidade, tornando-se verdadeiros mercados, que possibilitassem a aquisição de obras por qualquer pessoa, a ponto de se tornarem supérfluos com o tempo.
  • C por serem pintadas com luz lateral, as telas antigas necessitam de uma luz neutra, sem direcionamento específico e que não interfira em sua apreciação, razão pela qual permanecem em museus tradicionais.
  • D os museus atuais deveriam privilegiar a maior aproximação do espectador em relação às obras, o que fica patente pela oposição entre os verbos "olhar" e "ver".
  • E ainda que sejam convencionais, os museus antigos possibilitaram que a arte voltasse a fazer parte da vida das pessoas, contribuindo para a mudança de mentalidade que possibilitou a arte contemporânea.

Com a frase Quando eu era jovem, as pessoas entravam nos museus nas pontas dos pés, não ousavam falar ou rir alto, apenas cochichavam (3° parágrafo), o autor

  • A ilustra o caráter contemplativo do espectador naquela época, cuja presença, na medida do possível, não devia ser percebida, para não interferir no ambiente.
  • B mostra como deve se portar, na sua opinião, qualquer pessoa que adentre o espaço de um museu de arte, seja ela antiga ou contemporânea, de modo a demonstrar respeito e educação.
  • C considera sua juventude como um período em que não se compreendia a verdadeira função dos museus, o que ocorreu não apenas com sua própria maturidade, passando a respeitá-los com a devida solenidade.
  • D ressalta as diferenças de mentalidade entre sua geração e a atual, uma vez que aquela era reprimida por pretender usar o museu como um espaço de convivência.
  • E exemplifica a ausência de uniformes e formalidades em sua juventude, em contraposição ao papel social que agora devem assumir os museus, estimulando a seriedade e o comprometimento dos espectadores.

O segmento Isso significa que devemos abolir o mármore, o veludo... (2° parágrafo) introduz

  • A exceção às novas práticas propaladas pelo autor.
  • B decorrência do que é dito anteriormente.
  • C critério que inviabiliza a construção de novos museus.
  • D concessão ao raciocínio anterior.
  • E possível causa para o que se acabou de falar.

O museu não é uma estrutura sagrada e quem o frequenta deve permanecer em contato com a natureza do lado de fora... (1° parágrafo)

Quanto à pontuação do período acima, pode-se

I. acrescentar uma vírgula imediatamente antes da conjunção “e”, uma vez que separaria orações com sujeitos diferentes.

II. substituir a conjunção “e” por dois-pontos, pois o que se segue pode ser entendido como uma explicação da primeira parte da frase.

III. isolar com vírgulas a expressão “em contato”, uma vez que se trata de locução adverbial, sem alteração do sentido original.

Está correto o que consta em

  • A II, apenas.
  • B I, II e III.
  • C II e III, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I e II, apenas.

Considerando-se o contexto, mantêm-se as relações de sentido e a correção gramatical substituindo-se

  • A supérfluo por “imprescindível” (4° parágrafo)
  • B abolir por “libertar” (2° parágrafo)
  • C encerrar por “terminar” (2° parágrafo)
  • D infligir por “impor” (2° parágrafo)
  • E formalismo por “descompostura” (3° parágrafo)