Questões da Prova do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCM-RJ) - Analista - Tecnologia da Informação - Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro (2011)

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Segundo o texto, o Princípio de Peter coaduna-se com a seguinte assertiva:

  • A Somente os melhores funcionários são promovidos.
  • B A competência não é o melhor critério de dar promoções.
  • C Promover funcionários com base no mérito é a melhor estratégia.
  • D O mérito deve ser o primeiro critério para as promoções.
  • E Remover funcionários constitui medida adequada para promoções.

De acordo com o texto, a empresa interessada em acumular pessoal competente deve proceder da seguinte maneira:

  • A Dar preferência ao pessoal mais jovem e menos experiente.
  • B Evitar a contratação de funcionários com boa referência curricular.
  • C Desconsiderar princípios para a promoção de funcionários.
  • D Implementar a seleção de funcionários por antiguidade e escolaridade.
  • E Restabelecer um plano de promoções com base na hierarquia.

No texto há vários exemplos de linguagem coloquial, conforme se pode observar na seguinte alternativa:

  • A Eles experimentaram a lógica do senso comum, de que a pessoa leva com ela a maior parte da competência mostrada no cargo anterior.
  • B Organizações e equipes de todos os tamanhos deveriam tentar fugir do Princípio de Peter.
  • C Os italianos tocaram num tema interessante no tal estudo. Como eles chegaram a essa conclusão?
  • D O autor dessa sacada, o psicólogo canadense Laurence Peter, considerava que as habilidades exigidas numa empresa não se acumulavam.
  • E Na média dos seis resultados, a promoção aleatória foi a melhor para acumular competência na empresa.

“Até as empresas já têm algumas ideias novas: testar o funcionário com desafios do cargo que ele deve assumir, antes de promovê-lo; permitir que o funcionário que já mostrou competência possa ser testado em mais de uma função (...)”

Nesse trecho, o emprego dos dois-pontos se justifica pelo mesmo motivo do presente na seguinte alternativa:

  • A As empresas inovadoras buscam novos critérios de promoção: sempre há espaço para ideias inventivas.
  • B Os premiados pertenciam a três categorias: nenhuma delas obteve aceitação unânime da comunidade científica
  • C Num dos cenários do estudo pode aplicar-se estranho critério: promover sempre os piores funcionários.
  • D Essa pesquisa sobre desenvolvimento empresarial trouxe três problemas: prejuízos, dispensas e redução da produtividade.
  • E Não pretendo ir à cerimônia de indicação dos melhores projetos para desenvolvimento de empresas: não acredito em premiações.

Estão presentes no texto as palavras último, é e aleatória. O acento gráfico se justifica, respectivamente, pelo mesmo motivo nas palavras da seguinte alternativa:

  • A cômico, rapé, glória.
  • B ínterim, fé, máfia.
  • C íntimo, lá, âmbito.
  • D bílis, nó, lítio.
  • E íamos, vê-lo, íeis.