Questões da Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região – Santa Catarina - Técnico Administrativo - FCC (2010)

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De acordo com o texto,

  • A as novelas são mais interessantes do que qualquer disputa eleitoral, porque elas trazem novidades que não se encontram em um regime democrático que funciona bem.
  • B os conflitos extremos mostrados nas novelas despertam maior interesse do que a rotina diária, em que os fatos e opiniões nem sempre despertam maior entusiasmo nas pessoas.
  • C a rotina da vida diária, mesmo em regimes democráticos, acaba premiando apenas os bons, deixando de lado pessoas más, que geralmente se livram das merecidas punições.
  • D a deturpação da vida real nas novelas, que se voltam acentuadamente para sonhos e fantasias, pode transformá-las em fator alienante dos problemas normalmente existentes em uma democracia.
  • E as emoções trazidas pelos conflitos que surgem nas novelas nem sempre são suficientes para despertar sentimentos mais nobres nas pessoas, que tendem rotineiramente para comportamentos antiéticos.

Conclui-se do texto que democracia

  • A pode levar as pessoas a situações de fantasia, distantes do mundo real, tal como se faz em novelas que despertam grande audiência.
  • B tende a nivelar o comportamento das pessoas, padronizando seus desejos, tendo em vista que as oportunidades de realização são iguais para todos.
  • C exige, assim como nas novelas, que seus desdobramentos sejam acompanhados de perto por todos, para que as coisas boas sempre superem as más.
  • D é sempre um processo dinâmico, em que opiniões, valores e escolhas pessoais divergentes se manifestam no fluxo diário da convivência social.
  • E nem sempre parece ser o melhor regime, pois as pessoas, mesmo de índoles diferentes, convivem tranquilamente na sociedade, sem quaisquer restrições.

No 1° parágrafo, o autor

  • A incorpora uma opinião alheia sobre as novelas como base para iniciar o desenvolvimento de suas próprias ideias a respeito desse tema.
  • B estabelece a oposição básica que perpassa todo o assunto do texto, entre sinceridade e fingimento, que também vai nortear o debate político na democracia.
  • C se vale da ficção apresentada nas novelas como imagem diluída de uma sociedade permissiva, que aceita, sem restrições, comportamentos antiéticos.
  • D condena o uso, muitas vezes indevido, de um sentimento amoroso que deveria unir pessoas, como meio válido de ascensão social.
  • E critica o hábito, comum em autores de novelas, de criar conflitos nem sempre válidos, para tornar a trama mais atraente.

A referência, no 1° parágrafo, aos retratos retocados e coloridos

  • A acentua o caráter alienante das novelas, cuja trama desconsidera os reais problemas a serem enfrentados pelas pessoas envolvidas no enredo.
  • B demonstra a capacidade de disfarce que caracteriza as personagens de má índole, que dão vida ao desenrolar da novela.
  • C aponta para o papel da ficção que, embora se baseie em fatos e personagens reais, cria situações fantasiosas, que preenchem o imaginário popular.
  • D alerta para o constante desvirtuamento, mostrado nas novelas, de valores básicos da sociedade, sugerindo modelos de comportamentos antiéticos.
  • E reproduz as atitudes previamente preparadas pelos maus para prejudicar os bons, atraindo o interesse daqueles dispostos a acompanhar o drama novelesco.
O fundo é real. A tela: ideais, sonhos, fantasias. (final do 1° parágrafo)

Com outras palavras, o sentido do que se diz acima está corretamente reproduzido em:
  • A Sendo a verdadeira realidade, na representação de ideais, sonhos e fantasias.
  • B A base dos fatos é verdadeira, mas na tela surgem ideais, sonhos, fantasias.
  • C No fundo da história, é a verdade, que na tela só tem ideais de sonhos e fantasias.
  • D A realidade é vista com profundidade, conquanto na tela se veja ideais de sonhos fantasiosos.
  • E Os ideais, sonhos e fantasias da tela se transformam na mais profunda verdade.