Questões da Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região - Sergipe - Analista Judiciário - Execução de Mandados - FCC (2006)

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Ao comentar esse "caso de injustiça", o autor do texto está sublinhando, fundamentalmente, a importância

  • A de que se deve revestir toda medida pedagógica, no trato com as reações temperamentais dos jovens rebeldes.
  • B que se deve atribuir, em qualquer situação, à responsabilidade ética de se preservar o que é efetivamente justo.
  • C de se experimentar o peso do que é injusto, para então se chegar à convicção de que a justiça é possível e necessária.
  • D de se considerar segundo as circunstâncias aquilo que é justo, pois não há nenhum princípio de justiça que seja duradouro.
  • E que reside nas demonstrações de benevolência, sobretudo naquelas em que se explicite a intenção de generosidade.

Considere as seguintes afirmações:

I. Embora a reação do rapaz tenha de fato configurado, para o autor do texto, um caso intolerável de "insubordinação mental", considerou este extremamente injusta a medida disciplinar adotada.

II. O que há de positivo e desejável numa "subordinação mental" desaparece, segundo o autor do texto, quando esta é efeito de uma imposição autoritária.

III. Mesmo a experiência das pequenas injustiças pode ser decisiva, pois a partir delas é possível formar-se a convicção de que o que é verdadeiramente justo não tem lugar nas ações humanas.

Em relação ao texto, está correto APENAS o que se afirma em

  • A I.
  • B II.
  • C III.
  • D I e II.
  • E II e III.

Considerando-se o contexto do segundo parágrafo, traduz- se corretamente o sentido de uma frase ou expressão em:

  • A restrição estapafúrdia = restringência disparatada.
  • B a pequenez dos falsos benevolentes = a diminuição dos contumazes generosos.
  • C o reduto da falta de razão = o exílio da irracionalidade.
  • D experiência corrosiva da injustiça = vivência do agressivamente injusto.
  • E gera ceticismo e ressentimento = acarreta incredibilidade e dissentimento.

No contexto do terceiro parágrafo, a expressão

  • A "subordinação mental" indica a qualidade de quem não transige na administração do amor-próprio.
  • B "subordinação mental" indica a reação de quem vai de encontro ao que determina a cartilha da completa subserviência.
  • C "insubordinação mental" indica a qualidade de quem vai de encontro ao que determina seu amor-próprio.
  • D "insubordinação mental" indica a reação de quem não se envergonha de contestar o outro de modo truculento e autoritário.
  • E "insubordinação mental" indica a reação de quem vai de encontro à ação caprichosa e autoritária do outro.

Está clara e correta a redação do seguinte comentário sobre o texto:

  • A Podem ganhar proporções desmesuradas todo fato que, embora aparentemente pequeno, acaba formando uma grande convicção em face de um valor de alta permanência.
  • B O autor não se furta em compactuar com o jovem aluno, em razão de terem ambos o mesmo procedimento diante do incidente gerado a partir do professor de Português, que redundou na expulsão da escola.
  • C A referência ao gosto amargo que fica em nossa boca diz respeito às marcas da injustiça, o que trazem para nós esse ressentimento de quem não sabe se comprazer de algum princípio ético.
  • D Sempre haverá aqueles que se valem de ações supostamente generosas para incutir no beneficiário delas não a convicção do que é justo, mas a obrigação do reconhecimento de um débito moral.
  • E Não é preciso que se premie o mérito, o que é preciso é reconhecê-lo na justa medida do merecimento, sem o que se arrisca a transformá-lo numa dívida insondável, por parte de quem o premiou.