Questões da Prova do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região - Rio Grande do Sul - Engenheiro de Segurança do Trabalho - FCC (2015)

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Os autores do texto

  • A apontam que a ópera é sempre bastante dispendiosa porque esse tipo de teatro renuncia a personagens que não se fazem presentes em cena por meio do canto.
  • B acusam a incongruência que existe entre a sociedade sustentar produções caríssimas e as pessoas, diferentemente deles mesmos, não investigarem o que justificaria manter esses projetos.
  • C indicam como usual que se tome a ópera como um gênero dramático excêntrico, pelo fato de representar situações estranhas ao que se considera "vida real".
  • D expressam as intenções que têm ao escrever a história da ópera, demonstrando acreditar que a melhor maneira de fazê-lo é fixar-se na atualidade, auge dessa manifestação erudita.
  • E anunciam que têm muito a dizer e deixam entrever que suas reflexões desnudarão alguns mitos sobre a ópera, como a visão idealizada de que a profusão de obras já constituiu o sangue vital desse tipo de teatro.

Tem sustentação no texto a ideia de que

  • A a efemeridade é um traço característico de todo objeto, fato, ou acontecimento cultural, que merece reprovação.
  • B obras eruditas têm, como sempre tiveram, público cativo, mas, em vista das atuais tendências musicais, ele está prestes a se esgotar.
  • C as formas de arte que mais se eternizam são as que têm raízes na tradição popular, sustentáculo das legítimas expressões culturais.
  • D obras de arte concebidas em certa cultura podem ter seu valor depreciado quando o eventual fruidor fizer parte de outro contexto cultural.
  • E as questões fundamentais sobre a ópera são passíveis de ser postas e respondidas somente no contexto do século XXI, depois de uma jornada de quatrocentos anos até a contemporaneidade.

A frase em que o segmento destacado expressa uma circunstância restritiva é:

  • A (linha 2) Nesse sentido, é muito óbvio que ela não seja realística. [...]
  • B (linha 3) Além disso, é quase sempre bastante cara de se encenar e de se assistir.
  • C (linha 4) Em nenhum momento da história a sociedade, como um todo, conseguiu sustentar facilmente os custos exorbitantes da ópera.
  • D (linha 10) Essas perguntas são mais sobre a ópera tal como ela é hoje em dia [...]
  • E (linha 13) Nosso objetivo é lidar com uma forma de arte cujas obras mais populares e duradouras foram quase sempre escritas num distante passado europeu.
Queremos investigar por quê. (final do texto)

Ficarão preservadas a correção e a clareza da frase acima, sem prejuízo do sentido original, com a substituição do segmento destacado por

  • A suas razões.
  • B o seu porquê.
  • C por que motivos.
  • D porque ela nos transforma.
  • E seja qual for as motivações disso.

Segmentos do texto estão, abaixo, associados a outras formulações. A que NÃO prejudica o sentido e a correção originais é:

  • A (linha 1) no qual a maioria ou todos os personagens cantam / cujos personagens, a maioria ou todos, cantam.
  • B (linhas 4 e 5) conseguiu sustentar facilmente os custos exorbitantes da ópera / obteve facilmente recursos para custear os gastos excessivos da ópera.
  • C (linhas 5 e 6) Por que dedicam suas vidas a apresentá-la, escrever sobre ela, assistir a ela? / Qual a causa de dedicarem suas vidas a apresentar, escrever e assistir a ela.
  • D (linha 7) pagando imensas quantias por esse fugaz privilégio / se forem pagar imensas quantias por esse privilégio instantâneo.
  • E (linha 8) que ainda desenvolve de modo significativo novas audiências / que desenvolve, ainda que de maneira significativa, novas audiências.