Questões de Sociologia

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Jessé Souza, sociólogo potiguar, em sua obra “A elite do atraso” (2017), faz uma contundente crítica ao desenvolvimento do pensamento sociológico brasileiro, evidenciando características personalistas, patrimonialistas e populistas propostas pelos cientistas sociais que descreveram, desde o início do século XX, mas principalmente a partir de 1934 com a fundação da Universidade de São Paulo, a constituição sociológica do Brasil. Analise as afirmativas abaixo.
I. Jessé afirma que a principal instituição brasileira, constituinte de todas as outras, da família ao estado, da justiça à religião, foi a escravidão, e em certa medida, continua sendo na sua forma moderna da manutenção das relações de trabalho. Constata que a ideia comumente defendida pela elite intelectual de que o Brasil colonial reproduzia a cultura e o modo de vida do português é contrariada pelo fato de que a escravidão em Portugal praticamente inexistia; que foi uma alternativa encontrada porque respondia aos interesses do mercado internacional de escravos, a necessidade de colonização, de fornecimento de mão-de-obra e de exploração colonial.
II. Para Jessé, a ideia de que a corrupção é uma característica endêmica do brasileiro se contradiz na evidência de sua existência mundial, em todas as culturas e sociedades. O que nos diferencia é a forma pela qual a nossa elite econômica se apodera do estado e, em seu benefício, estabelece políticas econômicas e sociais que simultaneamente propiciam a utilização dos recursos públicos em seu favor e afasta a possibilidade da tomada do poder pela maioria empobrecida da população.
Em relação à obra apresentada, assinale a alternativa correta.
  • A As afirmativas I e II são verdadeiras
  • B Apenas a afirmativa I é verdadeira
  • C Apenas a afirmativa II é verdadeira
  • D As afirmativas I e II são falsas
 Foi notícia recentemente nos meios de comunicação que uma transformação tecnológica que parecia inevitável há pouco tempo, atualmente corre o risco de não se concretizar ou de não alcançar a abrangência esperada. Trata-se da substituição dos veículos à combustão pelos veículos de propulsão elétrica. O problema, inicialmente detectado nos países da Comunidade Europeia, mas que também atinge o mercado norte-americano está na chamada “pegada de carbono”. Se, por um lado a poluição causada pelo funcionamento do veículo elétrico é próxima a zero, a produção da energia necessária para seu funcionamento tem uma alta pegada de carbono, em decorrência da matriz energética europeia, de forma que o saldo da pegada de carbono naquele continente é favorável aos veículos à combustão. Sobre a pegada de carbono, assinale a alternativa correta. 
  • A Trata-se de um método de datação histórica que leva em consideração a meia vida do isótopo Carbono 14 (C14)
  • B Trata-se de um método de produção de motores que utiliza o grafeno e o nano carbono com o objetivo de torná-los menos poluentes
  • C Trata-se de uma maneira de indicar a quantidade de CO (Monóxido de Carbono) que um determinado motor ou combustível emite quando em funcionamento
  • D Trata-se de um sistema de cálculo do potencial poluidor de uma atividade humana através da emissão de gases do efeito estufa que lhe é atribuída direta ou indiretamente
A primeira metade do século XIX viu surgir, principalmente na Europa, uma multiplicidade de pensadores que produziram profundas mudanças na maneira pela qual o indivíduo entendia a sociedade, as relações nela estabelecidas e a apropriação do conhecimento; a transformação científica foi tão profunda que o século ficou conhecido como o “século das luzes”. Um dos principais expoentes dessa época foi Auguste Comte; em sua obra “Cours de Philosophie Positive” (Curso de Filosofia Positiva - 1842), ele atribui a evolução histórica da humanidade a uma “marcha progressiva” que constitui o que define como “necessidade invariável” de uma “lei fundamental” estabelecida com base em “provas racionais” e em “verificações históricas” a que ele chamou de “Lei dos três estados”.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as principais características do enunciado desta “lei”.
  • A A sociedade divide-se em classes sociais pelo critério da evolução moral dos homens; assim, aqueles moralmente mais desenvolvidos formam a aristocracia, os de moral “em desenvolvimento” formam o clero e a burocracia e aqueles de moral mundana formam a plebe
  • B A evolução do ser humano é marcada pelo acúmulo de experiências de acordo com a Lei da sabedoria e do conhecimento; assim, mesmo aparentando disputas e antagonismos, como, por exemplo, entre idealistas e racionalistas, esta evolução ocorre linearmente e homogeneamente por toda a história
  • C O estudo da sociedade deve assemelhar-se a obtenção do conhecimento científico; é necessária a obtenção de evidências empíricas acerca dos fenômenos sociais para classificá-los e analisá-los
  • D O desenvolvimento da inteligência humana evolui de uma condição “teológica ou fictícia”, para outra “metafísica ou abstrata” e finalmente atinge a condição “científica ou positiva”
O fortalecimento do capitalismo na Europa do século XIX, de um lado através da afirmação política representada pela ascensão da burguesia ao poder e de outro pelo desenvolvimento tecnológico expresso nos avanços dos meios de produção, assim como o surgimento de um amplo segmento social que passou a depender da venda de sua mão de obra para garantir sua sobrevivência, principalmente na França e na Inglaterra, mas com reflexos significativos em todo continente e também nas Américas, ensejou o surgimento do Marxismo, teoria sociológica que, simplificadamente, compreende a evolução da sociedade humana como resultado das disputas entre grupos que possuem os recursos para geração de riqueza (terra, ferramentas, armazéns, moinhos, transporte entre outros) e outros que oferecem sua capacidade de trabalho físico para transformar estes recursos. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
I. A análise sociológica de Karl Marx inicia-se na compreensão das categorias da infraestrutura econômica da sociedade, como capital, trabalho, propriedade, preço, mercadoria, valor, dinheiro para entender como as relações sociais entre as classes conformam a superestrutura (o estado, a cultura, as instituições, a família, as leis...).
II. Para Marx, a evolução histórica é uma sucessão de eventos ligados à organização da produção, que necessariamente levam ao Capitalismo, sendo esse sistema o que se apresenta com maior grau de desenvolvimento, de diferenciação.
III. Marx entende que as variadas formas como se organizam e se expressam os elementos da superestrutura só podem advir e, nesse sentido, são expressão do exercício do poder que a classe dominante dos meios e métodos de produção estabelecem.
Estão corretas as afirmativas:
  • A I apenas
  • B I e II apenas
  • C I e III apenas
  • D I, II e III
Émile Durkheim foi o responsável pela instituição da Sociologia como disciplina acadêmica. Primeiro professor da disciplina na França, estabeleceu sua cátedra na Universidade de Bordeaux em 1887. Como sociólogo, aprimorou os estudos positivistas de Comte e definiu as regras para a utilização do método hipotético-dedutivo nas ciências sociais. Sobre a visão de Durkheim acerca da Sociologia, assinale a alternativa correta.
  • A Foi o senso de defesa e preservação, principalmente em função de aspectos naturais, como o clima e o meio-ambiente, que motivaram a evolução de um sistema de solidariedade orgânica para um outro, de solidariedade mecânica, onde os indivíduos se diferenciavam pouco e mantinham sentimentos, crenças e valores semelhantes
  • B A evolução social com ênfase na solidariedade é responsável, também, pelo estabelecimento da divisão social do trabalho, entendida como o desenvolvimento técnico que levou à sequenciação do sistema de produção e a alienação do trabalhador do resultado de sua produção
  • C O positivismo “durkheiminiano” se expressa fortemente na ideia de que, tal qual em qualquer outra ciência, a Sociologia necessita possuir um objeto específico e observável. Para ele, o “fato social” exerce esta função na medida em que é a expressão da “alma coletiva”, isto é, de fenômenos sociais que exercem uma “coerção” sobre o indivíduo, tais como a moda, as crenças, a educação e o direito e que, por serem exteriores a ele, se oferecem a observação, medição e descrição
  • D Para Durkheim a realidade pode ser vista como uma representação intelectual. Sua materialidade não se torna necessária, visto que as possíveis abstrações analíticas respondem ao requisito científico de especificidade e observância. A partir de qualquer “fato social” observado é possível estabelecer regras gerais e leis universais aplicáveis a todas as sociedades