Questões de Concursos do Fundo de Previdência dos Servidores do Município de Aparecida de Goiânia (AparecidaPrev)

Limpar Busca

Da leitura do texto, pressupõe-se que:

  • A o trabalho doméstico e o crime de exploração sexual vitimam principalmente meninas negras.
  • B o número de trabalhadores precoces corresponde a 5% da população que tem entre 5 e 17 anos no Brasil.
  • C o Brasil conseguiu cumprir a meta firmada de banir até 2016 todas as piores formas de trabalho infantil.
  • D o trabalho infantil e juvenil foi e continua sendo praticado de forma incontrolável no Brasil.

No terceiro parágrafo, que trata dos dados do censo do IBGE sobre o trabalho infantil na faixa etária dos 5 aos 9 anos, a relação estabelecida entre os resultados da pesquisa de 2015 e os que poderão ser mostrados na próxima é de:

  • A consequência.
  • B exemplificação.
  • C enumeração.
  • D oposição.

Nas citações diretas do discurso da socióloga e secretária-executiva do Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fnpeti), Isa Oliveira, no sétimo parágrafo, há o predomínio do registro de uma linguagem

  • A coloquial.
  • B formal.
  • C regional.
  • D prolixa.

Em relação à estrutura textual, o conteúdo informativo expresso no terceiro parágrafo possui como correferente o termo “o dado”, no quarto parágrafo, o que caracteriza um processo de coesão

  • A sequencial.
  • B conjuntiva.
  • C lexical.
  • D elíptica.

No terceiro parágrafo, no trecho “Em 2015, ano da última pesquisa do IBGE, quase 80 mil crianças nessa faixa etária estavam trabalhando e, nas próximas pesquisas, quando elas estiverem mais velhas, também podem promover o aumento do número de adolescentes que trabalham.”, as flexões verbais indicam em relação aos eventos descritos, respectivamente,

  • A aspecto contínuo da ação e denotação de um estado real.
  • B aspecto perfeito da ação e denotação de um estado irreal.
  • C aspecto imperfeito da ação e denotação de um estado possível.
  • D aspecto concluído da ação e denotação de um estado impossível.