Questões de Concursos da Câmara Municipal de Timbó - SC

Limpar Busca

Qual a classe gramatical da palavra destacada no trecho "Voltou a colocar o pedaço de madeira SOBRE os pés do cego e se foi"?

  • A Pronome.
  • B Preposição.
  • C Conjunção.
  • D Advérbio.
  • E Adjetivo.

Os computadores digitais convencionais baseiam-se no modelo idealizado por Von Neumann, em 1946, baseado em cinco componentes principais:
(I)Unidade de entrada. (II)Unidade de memória. (III)Unidade lógica e aritmética. (IV)Unidade de controle. (V)Unidade de saída. 
Enumere as lacunas abaixo de acordo com os componentes principais acima:
( )Apresenta os resultados dos dados processados. ( )Processa os dados. ( )Controla a execução das instruções e o processamento dos dados. ( )Armazena os dados do sistema. ( )Provê instruções e dados ao sistema.
Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo: 

  • A III, V, II, I, IV.
  • B IV, III, II, V, I.
  • C I, II, III, IV, V.
  • D V, III, IV, II, I.
  • E V, IV, III, I, II.

Sobre o período "Mudemos de estratégia quando as coisas não nos saem bem, e veremos QUE O RESULTADO PODERÁ SER DIFERENTE .", a oração destacada é classificada sintaticamente como:

  • A Oração Coordenada Sindética Explicativa.
  • B Oração Coordenada Sindética Conclusiva.
  • C Oração Subordinada Adjetiva Explicativa.
  • D Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta.
  • E Oração Subordinada Adjetiva Restritiva.

Entre as alternativas a seguir, assinale aquela que apresenta uma palavra que é acentuada pelo mesmo motivo que a palavra destacada no fragmento "- Nada que não esteja certo com seu ANÚNCIO , mas com outras palavras."

  • A ...e seu BONÉ estava cheio de notas e moedas.
  • B Mudemos de ESTRATÉGIA quando as coisas não nos saem bem.
  • C ...e veremos que o resultado PODERÁ ser diferente.
  • D Voltou a colocar o pedaço de madeira sobre os PÉS do cego e se foi.
  • E ... e não posso -la!

No trecho "Sem lhe pedir permissão, pegou o cartaz, deu volta, pegou um giz e escreveu outro anúncio", as vírgulas foram empregadas para:

  • A Separar expressões que indiquem explicação intercaladas na oração.
  • B Separar termos repetidos.
  • C Separar orações coordenadas.
  • D Separar o adjunto adverbial deslocado.
  • E Separar termos explicativos.