Questões de Concursos do Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ)

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Os valores: 3,0(três); 3,5(três e meio); 5,5(cinco e meio); 6,5(seis e meio); 7,0(sete); 7,5(sete e meio) representam as notas de seis estud((antes em um teste.
O desvio padrão desse conjunto de dados é um número que pertence ao intervalo:

  • A (0,1/2)
  • B (1/2,1)
  • C (1,3/2)
  • D (3/2,2)

“Sou mais leitora do que ouvinte; de todos os formatos de informação de que dispomos, o texto continua sendo o meu favorito, disparado.” (linhas 1-3)


Os vocábulos sublinhados no fragmento classificam-se, respectivamente, do ponto de vista morfológico, como:

  • A Pronome relativo, conjunção subordinativa, adjetivo
  • B Conjunção subordinativa, pronome relativo, advérbio
  • C Conjunção coordenativa, conjunção subordinativa, substantivo
  • D Partícula de reforço, conjunção coordenativa, adjetivo

Considere os fragmentos I e II.


I “Não só porque os ouço, mas também porque passei a fazer um.” (linhas 6-7)

II Encontrar podcasts para ouvir é tão simples quanto encontrar qualquer outro conteúdo na rede:...” (linhas 22-23)


Em cada um dos fragmentos, as duas expressões sublinhadas veiculam, respectivamente, uma relação de:

  • A Adição; comparação
  • B Adversidade; intensificação
  • C Negação; modo
  • D Inclusão; adição

O título “Podcasts: quem são, onde vivem, o que comem”, atribuído ao texto por Cora Rónai, cria a expectativa de que os podcasts sejam seres vivos com a intenção de

  • A usar uma metáfora criativa, divertindo os leitores desde o início do editorial.
  • B confundir os leitores, apresentando um significado equivocado para a palavra “podcasts”.
  • C captar o leitor, simulando o desconhecimento de muitas pessoas em relação aos podcasts.
  • D comparar os podcasts aos gatos de estimação, alertando aos leitores sobre a dependência que causam.