Questões de Concursos do Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx)

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O texto “Mesa farta” é do tipo

  • A narrativo e enumera os conflitos sociais decorrentes da escassez de alimentos.
  • B expositivo e evidencia o embate entre estudiosos dos hábitos alimentares.
  • C injuntivo e questiona a validade do poder curativo de certos alimentos.
  • D expositivo e apresenta fatos históricos de forma cronológica.
  • E injuntivo e dá prioridade ao emprego de verbos no modo imperativo.

Assinale a alternativa em que o trecho reescrito mantém o sentido original do texto.

  • A “é um complexo sistema simbólico de significados sociais” (1° parágrafo) → é um esquema de prescrições sociais indecifrável.
  • B “encontramos metáforas alimentares” (último parágrafo) → encontramos expressões calcadas na associação com a comida.
  • C “se tornaram lugares onde se bebia numa verdadeira liturgia” (3° parágrafo) → se tornaram lugares onde se bebia seguindo rituais religiosos.
  • D “livros especializados batiam os 300 mil exemplares” (4° parágrafo) → livros de preços proibitivos eram vendidos em larga escala.
  • E “comemos abundante e individualmente” (6° parágrafo) → nos alimentamos com fartura porém sem qualidade nutritiva.

De acordo com o conteúdo do texto, é correto afirmar que

  • A as refeições, durante as quais as pessoas se agrupavam e saboreavam os alimentos, hoje se converteram em atos isolados e desprovidos de convivência.
  • B alguns alimentos, antes desprezados como a batata, tornaram-se produtos consumidos exclusivamente pela nobreza europeia.
  • C Dom João V, cuja saúde era precária, bebia frequentemente café adoçado com açúcar por recomendação do médico da corte.
  • D a Revolução Francesa, também motivada pela pobreza e pela escassez de alimentos, é um acontecimento sociopolítico que permanece subestimado.
  • E Dante, em “A Divina Comédia”, descreve a Peste Negra como uma tragédia, alegando que ela é consequência direta da distribuição desigual dos alimentos.

As expressões destacadas contribuem, respectivamente, para dar intensidade às ideias e para estabelecer relação de causa na alternativa:

  • A ... a Revolução Francesa, teria sido detonado pela falta de comida. (1° parágrafo) / A alimentação, além de necessidade biológica, é um complexo sistema simbólico... (1° parágrafo)
  • B ... ele passa a aditivo de três bebidas que vão estourar na Europa... (2° parágrafo) / ... quando misturadas ao açúcar passam a sobremesas. (2° parágrafo)
  • C Ele sabia do que falava, pois viu a Europa ser varrida pela Peste Negra no século 14. (1° parágrafo) / ... ganhou status de alimento fino, graças às receitas do chef francês Parmentier. (5° parágrafo)
  • D ... e livros especializados batiam os 300 mil exemplares. (4° parágrafo) / ... as pessoas comem na frente da TV, ou seja, ingerindo comida... (6° parágrafo)
  • E ... menos encher o estômago e mais escolher segundo o gosto. (5° parágrafo) / Antes servidas como “entradas” para acalmar o estômago... (2° parágrafo)

A respeito do terceiro parágrafo, é correto concluir que as aspas e os dois-pontos, respectivamente,

  • A destacam frase propagandística sobre os efeitos do café; introduzem uma observação irônica.
  • B estacam trecho de estudos de medicina sobre os efeitos do café; introduzem uma retificação.
  • C destacam parecer irrefutável sobre os efeitos do café; introduzem uma suposição.
  • D destacam afirmação do médico de dom João V sobre os efeitos do café; introduzem uma descrição.
  • E destacam descobertas a respeito dos efeitos do café; introduzem um contra-argumento.