Questões de Concursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IF-PE)

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Releia o seguinte trecho, transcrito do 3° parágrafo do TEXTO 1:

Apesar de não haver uma fórmula pronta para garantir a não ocorrência dessa prática, algumas medidas para o desenvolvimento de uma cultura de cooperação podem contribuir para evitar esse tipo de violência.” (3° parágrafo)

Nele, os elementos destacados estabelecem, entre as orações do período, uma relação sintático-semântica de

  • A proporção.
  • B causa.
  • C tempo.
  • D condição.
  • E concessão.

Releia o trecho a seguir, extraído do TEXTO 1, reflita sobre alguns aspectos gramaticais envolvidos na sua construção e assinale a alternativa CORRETA.

“Além disso, a comunicação deve ser estendida aos pais, fundamentais para a resolução dos problemas relacionados à educação, cuja participação é imprescindível para o sucesso das práticas adotadas.” (7° parágrafo)

  • A Em “a comunicação deve ser estendida aos pais”, o substantivo “pais” constitui o sujeito da oração, uma vez que é com eles que a comunicação deve ser estabelecida.
  • B O excerto “fundamentais para a resolução dos problemas relacionados à educação” está entre vírgulas por se tratar de um aposto.
  • C A expressão “Além disso” é um elemento coesivo sequencial e indica alternância entre as informações apresentadas.
  • D O vocábulo “cuja” caracteriza um pronome pessoal do caso oblíquo, já que se relaciona, de maneira indireta, “aos pais”.
  • E O sintagma nominal “aos pais” exerce função acessória de vocativo, pois é a eles que a informação do trecho é dirigida, caracterizando um chamamento.

É CORRETO afirmar que o TEXTO 1 está organizado a partir de uma linguagem

  • A baseada no uso de figuras de linguagem, através das quais são expostos os principais desafios de professores e gestores do espaço escolar.
  • B figurada, que se aproxima do público leitor através de várias expressões coloquiais e de marcas da oralidade.
  • C baseada em recursos conotativos que reforçam a gravidade do bullying nas escolas, como o uso de hipérbole na sugestão de atividades de combate ao problema.
  • D denotativa, com discussão baseada em argumentos, o que atende ao gênero textual proposto.
  • E que descreve os problemas do ambiente escolar, os quais são sequenciados através do recurso expressivo de metáforas.

O TEXTO 2 constitui o resumo de um artigo científico, portanto

  • A reflete os desejos do autor acerca do modo como a educação e a cooperação devem ser relacionadas no ambiente escolar.
  • B foi escrito de forma poética, uma vez que o assunto sobre o qual ele trata é abstrato e exige sensibilidade ao ser abordado.
  • C foi escrito com um registro formal da língua, exigência do gênero ao qual pertence e do meio por onde circula.
  • D utiliza um registro coloquial da língua, importante para diminuir o seu tom acadêmico e torná-lo mais acessível.
  • E foi escrito com um registro informal da língua, facilitando a compreensão do público ao qual se destina.

Para o desenvolvimento da competência leitora, é essencial compreender a articulação das ideias em um texto, tanto a primária quanto as secundárias, pois estas oferecem suporte àquela. Considerando essa explicação, é CORRETO afirmar que a ideia principal do TEXTO 1 é

  • A a inserção dos jogos cooperativos como uma excelente ferramenta que estimula o esforço conjunto dos estudantes para se atingir um objetivo comum, contrariando a estrutura competitiva e incentivando a participação total dos alunos.
  • B a importância do relacionamento entre professores, gestores e alunos, em que oportunidades de diálogo sejam oferecidas para estimular a abertura de um relacionamento de confiança e de cooperação entre todos.
  • C a comunicação entre escola e família, expondo que é fundamental que os pais estejam cientes dos problemas relacionados ao bullying, para que eles se envolvam ativamente e aproximem-se das ações da escola.
  • D o entendimento de que a escola tem papel fundamental no desenvolvimento dos valores dos jovens, e de que o processo educacional constitui uma prática que conduz à cooperação e ao respeito mútuo, atacando a raiz de problemas como o bullying.
  • E o desenvolvimento de projetos e trabalhos em conjunto como uma boa alternativa para delegar funções e permitir que os alunos tomem responsabilidades diferentes em um projeto anual ou semestral promovido pela escola.