Questões de Concursos do Instituto Militar de Engenharia (IME)

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Os becos descritos no texto 1 denunciam lugares marginalizados, abandonados e, mais frequentemente, não amados. Assinale a opção em que o verso transcrito condiz com essa afirmativa.

  • A “Amo tua paisagem triste, ausente, suja.” (verso 2)
  • B “Amo a prantina silenciosa do teu fio de água,” (verso 9)
  • C “Amo a avenca delicada que renasce” (verso 13)
  • D “Amo esses burros-de-lenha” (verso 18)
  • E “Amo e canto com ternura” (verso 29)

Sabe-se que o prefixo de negação “in”, na língua portuguesa, pode assumir diferentes formas, de acordo com a ocorrência dos fenômenos de assimilação e mesmo de dissimilação.

Assinale a opção em que o significado do prefixo “in” difere do sentido encontrado nas palavras “indefeso” e “indefinido” no verso abaixo transcrito:

“Ser indefeso, indefinido, que só se vê na minha cidade.” (texto 1, verso 28)

  • A Alimentar a criança é indispensável ao seu crescimento saudável.
  • B A conclusão a que se chegou parecia algo ilógico.
  • C Sua situação me parece irregular.
  • D Eles estavam impossibilitados de frequentar aquele local.
  • E Ele está tão fraco que já não consegue ingerir os alimentos.

“E aquele menino, lenheiro ele, salvo seja.“ (texto 1, verso 23)


O modo em que se encontra o verbo ser na forma verbal acima destacada, em contraste com o modo de todas as outras formas verbais do poema, evoca

  • A um indício de certeza, característico do modo indicativo das formas verbais em português, pois é certo que a vida do menino é amarga.
  • B algo irreal, hipotético, expresso pelo modo subjuntivo, que aponta, no entanto, para um desejo, uma possibilidade, no caso, de que o menino seja resgatado daquele cotidiano que lhe rouba a infância.
  • C um anúncio, um sinal pertinente ao modo indicativo, de que o menino será salvo de sua realidade tão dura.
  • D a certeza, expressa pelo modo verbal, de que a existência do menino é atravessada pelo trabalho infantil.
  • E o tom imperativo da voz poética que está presente não apenas nesse verso, mas ao longo de todo o poema.

O texto 1 se inicia em um processo descritivo e passa para o descritivo-narrativo. Isso se confirma pelo(a)

  • A contraste entre o uso abundante de adjetivos concomitante ao parco uso de formas verbais nas primeiras estrofes em relação à recorrência de formas verbais indicativas de ação conjugadas, predominantemente, no pretérito imperfeito do modo indicativo nas estrofes finais.
  • B uso de verbos conjugados na primeira pessoa do singular do modo indicativo nas primeiras estrofes em contraste com os verbos conjugados em terceira pessoa do pretérito imperfeito do indicativo nas estrofes finais.
  • C frequência com que aparecem, no início do poema, palavras cujos significados estão associados à tristeza e ao abandono dos becos em contraste com o final do poema em que comparecem forças preocupadas em garantir ordem na vida pública.
  • D fato de que a escritora se conforma ao processo mais tradicional na construção dos poemas.
  • E necessidade de dar ao poema um tom realista, afastando-o do romantismo tradicionalmente associado às formas poéticas como um todo.

“Amo e canto com ternura / todo o errado da minha terra” (texto 1, versos 29 e 30).


A substantivação do adjetivo “errado”, antecedido pelo determinante “o”, que aparece no trecho acima destacado do poema de Cora Coralina

  • A fala do desdém relativo à maneira como vivem os habitantes dos becos.
  • B mostra que a voz poética é avessa a tudo o que acontece nos becos.
  • C salienta uma proximidade e cumplicidade entre quem ama e quem recebe o amor.
  • D revela apatia em relação aos becos de Goiás e a seus frequentadores.
  • E trata unicamente da exclusão social dos moradores dos becos.