Questões de Concursos do Instituto de Previdência de Itaquaquecetuba - SP (IPSMI)

Limpar Busca

É correto afirmar que o título do texto tem sentido

  • A próprio, indicando os obstáculos que cada personagem encontra quando depara com o tempo.
  • B próprio, fazendo referência às reações das pessoas às atitudes das personagens.
  • C figurado, indicando que o tempo é intangível, pouco importando as consequências de subestimá-lo.
  • D figurado, indicando o contraste na maneira como as personagens se relacionam com o tempo.
  • E figurado, se associado a “ele”, mas próprio, se associado a “ela”, pois se trata do tempo real.

O último parágrafo, ao tratar do encontro das duas personagens, relata

  • A uma mudança de ponto de vista das personagens, ao mesmo tempo que expressa uma visão negativa da felicidade.
  • B a opção por se entregar à felicidade, vivendo-a no tempo sempre com a expectativa de que ela o vença.
  • C o desejo de que o encontro da felicidade represente uma renovação na maneira de viver o cotidiano.
  • D o anseio por desfrutar momentos felizes sem a interferência das racionalizações, que surgem quando se tem tempo.
  • E novas maneiras de encarar a felicidade, anulando pensamentos que possam atrapalhar o tempo do convívio.

Assinale a alternativa em que o trecho destacado na passagem – Ele nunca entendeu o tédio, essa impressão de que existem mais horas do que coisas para se fazer com elas. –, reescrito, apresenta concordância e correlação de tempos verbais de acordo com a norma-padrão

  • A ... têm mais horas do que coisas que se faça com elas.
  • B ... há mais horas do que coisas que se façam com elas
  • C ... haviam mais horas do que coisas que se faziam com elas.
  • D ... podia existir mais horas do que coisas que se faziam com elas.
  • E ...houveram mais horas do que coisas que se fez com elas.

Na passagem – As pessoas [... ] que buzinam assim que o sinal fica verde – o trecho destacado expressa, em relação ao verbo que o antecede,

  • A lugar da ação.
  • B modo da ação.
  • C finalidade da ação.
  • D comparação das ações.
  • E tempo concomitante das ações.
A alternativa que apresenta, nos parênteses, regência verbal de acordo com a norma-padrão, em substituição à expressão destacada no trecho do texto, é:
  • A ... empurram e atropelam as outras para entrar primeiro no vagão do trem (pisoteiam nas outras).
  • B ...quando chega a casa já está na hora de ir para o trabalho. (dirigir-se no trabalho).
  • C passou tardes longas vendo pela milésima vez a segunda temporada de “Grey’s Anatomy” (assistindo pela milésima vez à segunda temporada).
  • D ...e ambos perceberam que a felicidade é uma questão de tempo (conscientizaram-se que a felicidade).
  • E ...se ela não tivesse tanto tempo não teria nem tempo para falar do tempo (dispusesse a tanto tempo).