Questões de Concursos da Polícia Civil do Estado do Mato Grosso (PC-MT)

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De acordo com o texto, para que os agentes da ordem pública procedam sempre em conformidade com os princípios da ética, é necessário que eles:

  • A sejam selecionados a partir de critérios que priorizem o grau de escolaridade, os valores religiosos e a procedência familiar.
  • B estejam conscientes de que são agentes jurídicos e precisam estar bem preparados para agir em estrita obediência às normas legais.
  • C tenham plena consciência de seu papel social e de sua alta responsabilidade na defesa dos interesses dos cidadãos que trabalham e produzem para o país.
  • D conheçam e coloquem em prática o que determina o artigo 144 da Constituição, guiando-se pelas orientações de juristas de renome.
  • E sejam severamente punidos ao praticarem atos que degradem a imagem da instituição policial e comprometam a credibilidade dos agentes honestos.

O texto levanta problemas relacionados à conduta desonesta e ilegal de agentes policiais. No sentido de corrigir esses desvios de conduta, o autor propõe que os agentes policiais, além de responsabilidade ética, devem receber formação que os leve essencialmente:

  • A ao hábito freqüente de leitura, ao adequado preparo técnico e à cidadania consciente.
  • B à plena consciência do papel social, à responsabilidade exemplar, ao estrito cumprimento das normas legais.
  • C ao amplo conhecimento jurídico , ao discernimento do bem e do mal e às técnicas dos procedimentos investigativos.
  • D à honestidade, ao desprendimento material e à coerência nas ações de segurança.
  • E ao manejo adequado das armas, ao uso de algemas de forma criteriosa e à correta abordagem dos cidadãos.

Leia com atenção as afirmativas abaixo, considerando-as quanto à progressão temática do texto e à concatenação dos argumentos apresentados na seqüência dos parágrafos.

I. No 1º parágrafo, o tema é apresentado na perspectiva negativa, em razão de procedimentos desonestos e ilegais de membros da polícia.
II. No 2º parágrafo, enfatiza-se a perspectiva negativa, desenvolvendo-se o argumento de que a associação de policiais com o crime gera insegurança na população e descrédito da instituição policial.
III. No 3º parágrafo, indaga-se sobre a solução para o problema, com duas respostas diferenciadas quanto ao alcance: punição rigorosa para os agentes da lei infratores e adoção de critérios seguros de seleção e formação dos policiais.
IV. No 4º parágrafo, enfatiza-se a proposta de formação dos policias, citando-se o artigo 144 da Constituição, que dá ao policial a competência para exercer a segurança pública a fim de assegurar os direitos e deveres dos cidadãos.
V. No 5º e 6º parágrafos, reforça-se o argumento da adequada formação dos policiais, pelo estrito cumprimento das normas legais e pela responsabilidade ética, agindo estes como cidadãos exemplares.

De acordo com o texto, das afirmativas acima:

  • A apenas I, II, III e V estão corretas.
  • B todas estão corretas.
  • C apenas II, III eV estão corretas.
  • D apenas I, II, III e IV estão corretas.
  • E apenas I, III, IV e V estão corretas.

O texto “Ética na Polícia”, quanto à tipologia textual, pode ser definido como:

  • A dissertativo argumentativo, por operar com termos abstratos, com base em relações lógicas visando à persuasão.
  • B dissertativo explanativo, por apresentar conceitos técnicos e científicos a respeito do tema abordado.
  • C narrativo, por apresentar os fatos na perspectiva temporal cronológica, do anterior para o posterior.
  • D injuntivo, por exprimir ordens a serem cumpridas em ações apropriadas à formação de policiais.
  • E descritivo em bases psicológicas, por abordar as razões que levam um policial à prática de atos contrários à lei.

O período “Isso deve ser dito constantemente aos policiais, nas escolas e cursos de preparação e aperfeiçoamento para o bom exercício de suas funções, mas deve ser reiterado todos os dias pelas chefias e pelos comandos.” (§ 5) apresenta pequeno problema de estruturação sintático-discursiva, cuja solução mais indicada seria:

  • A a substituição da conjunção coordenativa adversativa “mas”, após a vírgula, pela conjunção adversativa “porém”.
  • B a estruturação clara da correlação aditiva, com o acréscimo de NÃO SÓ entre “Isso” e “deve”, e o acréscimo de TAMBÉM após a conjunção mas .
  • C a inserção da locução conjuntiva concessiva “ainda que”, após a conjunção adversativa “mas”, para enfatizar o sentido de oposição na segunda parte do período.
  • D o acréscimo da conjunção concessiva “embora” na primeira parte do período, após o demonstrativo “Isso”, para a correlação com a adversativa “mas”.
  • E a elipse da conjunção adversativa “mas”, para que a parte do período após a vírgula seja uma coordenação assindética.