Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Arapongas

Limpar Busca
“Minha mãe ficava sentada cosendo”. Assinale a alternativa que possui o mesmo sentido da palavra em destaque:

  • A Minha mãe ficava sentada escrevendo.
  • B Minha mãe ficava sentada costurando.
  • C Minha mãe ficava sentada cozinhando.
  • D Minha mãe ficava sentada cantando.
  • E Minha mãe ficava sentada rezando.

Analise as proposições sobre o texto e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:


( ) O eu lírico narra momentos frágeis da infância, e encontra semelhanças com a infância de Robinson Crusoé.

( ) Para o eu lírico, a recordação de uma cena da sua infância gera um momento de reflexão.

( ) No poema, o passado recebe o reconhecimento da sua importância no presente.

( ) O autor expõe as mazelas da infância monótona e infeliz do autor, através do seu modo simples de levar a vida.


A ordem CORRETA, de cima para baixo, é:



  • A F – F – V – F.
  • B V – F – F – V.
  • C V – V – F – F.
  • D F – V – V – F.
  • E V – F – V – V.

Nos versos:


“Café preto que nem a preta velha

café gostoso

café bom.” As palavras em destaque pertencem à classe dos:

  • A Artigos.
  • B Pronomes.
  • C Substantivos.
  • D Adjetivos.
  • E Advérbios.
Assinale o que for CORRETO sobre o tempo verbal empregado, predominantemente, no poema:
  • A Os verbos estão empregados, predominantemente, no pretérito perfeito, pois indicam ações que aconteciam com certa frequência.
  • B Os verbos estão empregados, predominantemente, no presente, pois indicam ações que ainda estão vivas nas lembranças do eu lírico.
  • C Os verbos estão empregados, predominantemente, no pretérito imperfeito, pois indicam ações que aconteciam com certa frequência.
  • D Os verbos estão empregados, predominantemente, no pretérito perfeito, pois indicam ações inteiramente concluídas no passado.
  • E Os verbos estão empregados, predominantemente, no futuro do pretérito, pois indicam hipotéticas na infância do eu lírico.
Assinale a alternativa CORRETA sobre a pontuação empregada no poema:
  • A O travessão serve para introduzir a fala da mãe e poderia ser substituído por aspas.
  • B As reticências foram empregadas para dar destaque à fala da mãe.
  • C Os dois-pontos foram usados para dar ênfase ao discurso direto.
  • D Todas as vírgulas do poema separam uma enumeração.
  • E O ponto de exclamação marca o sentimento de tristeza na fala da mãe.