Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Guarulhos

Limpar Busca

A leitura da tira permite concluir que

  • A o menino discorda dos pais sobre quem deveria sair para trabalhar e quem ficaria em casa.
  • B o pai avalia seu papel na família como muito mais importante que a tarefa de cuidar da casa.
  • C o pai considera estressante a responsabilidade com os cuidados domésticos e dos filhos.
  • D a mãe optou por ficar em casa por não se acostumar a uma rotina estressante de trabalho.
  • E o pai defende como uma atribuição natural das mães o dever de cuidar da casa e dos filhos.

No 4º parágrafo do texto, a autora

  • A observa a dificuldade dos estudantes em superar os prejuízos à aprendizagem escolar trazidos pela pandemia.
  • B aponta que as perdas para a educação na pandemia têm levado muitos jovens a abandonar os estudos.
  • C reprova a mentalidade que prioriza a busca por estabilidade financeira em vez da continuidade da educação.
  • D questiona a relação estabelecida pelo Banco Mundial entre anos de estudo e ganhos futuros com o trabalho.
  • E destaca o ensino escolar como elemento fundamental para que os jovens possam conquistar seus objetivos.

Em conformidade com a norma-padrão de regência verbal e preservando-se o sentido do texto original, a expressão destacada na frase “... ela conseguiu acostumar-se com isso...” está corretamente substituída em:

  • A ... ela conseguiu acostumar-se a isso...
  • B ... ela conseguiu acostumar-se nisso...
  • C ... ela conseguiu acostumar-se disso...
  • D ... ela conseguiu acostumar-se por isso...
  • E ... ela conseguiu acostumar-se para isso...

De acordo com o texto, a pesquisa com estudantes do ensino médio aponta para

  • A a recusa, entre os representantes desse grupo, de escolas que ainda não adotaram o ensino em tempo integral.
  • B a indiferença desses alunos em relação às áreas alternativas ofertadas para aprofundamento da aprendizagem.
  • C a constatação de falta de vínculos dos alunos com a escola, que persiste mesmo no caso do ensino integral.
  • D o aumento significativo da evasão escolar, apesar da avaliação positiva desse grupo em relação à escola.
  • E a resistência à ideia de serem obrigados a aprender outros conteúdos além das disciplinas atualmente obrigatórias.

Para a autora, os jovens que planejam deixar o Brasil

  • A investem melhor na preparação necessária para as novas demandas introduzidas pela automação no setor produtivo.
  • B fazem-no a partir de uma impressão simplista, que desconsidera o fenômeno das mudanças no mercado de trabalho.
  • C agem precipitadamente, motivados por uma crise de emprego e renda que já dá sinais de estar sendo superada.
  • D abandonam um contexto de trabalho precarizado para se inserir em um mercado sofisticado repleto de oportunidades.
  • E geram descrença de que as políticas públicas para criação de oportunidades para os estudantes alcancem os resultados almejados.