Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista

Limpar Busca
Com relação a inclusão escolar ativas julgue as afirmações a seguir com Verdadeiro (V) ou falso(F):
I-( )Alunos com altas habilidades/superdotados não são considerados sujeitos da proposta de inclusão educacional escolar.
II-( )A inclusão escolar é entendida como sinônimo de movimentação de todos os alunos das classes ou das escolas especiais para o ensino regular.
III-( )Igualdade de oportunidades, respeito às necessidades individuais, melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem, melhoria das condições de trabalho dos educadores, maior participação das famílias e da sociedade em geral, remoção de barreiras para a aprendizagem e para a participação são considerados princípios de um sistema educacional inclusivo.
IV-( )A proposta de inclusão escolar na escola significa mais do que o simples fato do aluno fazer parte da escola, deve assegurar e garantir sua ativa participação em todas as atividades do processo de ensino aprendizagem, principalmente em sala de aula.
Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA:
  • A F, V, V, e V.
  • B F, F, V, e F.
  • C V, F, V, e V
  • D F, F, V, e V.
As práticas pedagógicas da educação infantil exige do professor rever as relações de cuidar e educar, devendo conhecer o grupo de crianças, seus interesses, desenvolvimento, o grau de autonomia, dentre outros. Nesse sentido entende-se que:
  • A as atividades de cuidados não se distinguem das atividades pedagógicas.
  • B as atividades de cuidados distinguem-se das atividades pedagógicas.
  • C atividades pedagógicas são desenvolvidas pelo professor e as atividades de cuidado pelo auxiliar de sala.
  • D cada atividade é desenvolvida no ambiente escolar de forma separada, pois cada uma tem um objetivo específico.
De acordo com Celso Vasconcellos existem seis exigências subjetivas para o aluno aprender no processo de ensino aprendizagem, destas o professor tem acesso imediato a quatro. Com o tempo, se houver aprendizagem, as outras duas também serão influenciadas. Assinale a alternativa que contém uma exigência subjetiva que o professor NÃO possui acesso direto.
  • A Querer.
  • B Conhecimento prévio.
  • C Agir.
  • D Expressar-se.
Sobre os campos conceituais da Matemática o conceito de Tratamento da Informação tem como objetivo que os alunos aprendam a ler e a interpretar representações gráficas e se tornem capazes de descrever e interpretar sua realidade, usando conhecimentos matemáticos. A alternativa que NÃO está relacionada a este conceito é:
  • A Identificação dos elementos necessários para comunicar o resultado de uma medição e produção de escritas que representem essa medição.
  • B Produção de textos escritos a partir da interpretação de gráficos e tabelas.
  • C Criação de registros pessoais para comunicação das informações coletadas.
  • D Coleta e organização de informações.
Um problema relacionado a formação docente é a falta de interesse do professor na sua formação, reflexo, entre outras coisas, da vivência formativa que tiveram no passado, pois passaram muitos anos no campo em que se formaram profissionalmente. Muitas vezes o educador despreza a necessidade de formação didática, acha que não precisa de formação porque já sabe o que é ser professor e reproduz o que aprendeu quando era aluno é conhecido como:
  • A Experiência Pedagógica formativa.
  • B Ciclo de Formação perpétuo.
  • C Imprinting escolar.
  • D Educação Retroativa.