Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Marcação

Limpar Busca
Analise e interprete a citação a seguir e marque a proposição correta de acordo com projeto político pedagógico e projetos no cotidiano da escola. Medel apud Gadontti (2008, p. 3,4)
“[...] todo projeto supõe rupturas e promessas. Projetar significa tentar quebrar um estado confortável para arriscar-se, atravessar um período de instabilidade e buscar uma nova estabilidade em função da promessa que cada projeto contém de estado melhor do que o presente. Um projeto educativo pode ser tomado como promessa ante determinadas rupturas. As promessas tornam visíveis os campos de ação possível, comprometendo seus atores e autores.
  • A Para elaborar um projeto, é preciso ousadia, desejo de renovação, não é necessário a participação de todos os envolvidos no processo escolar.
  • B Para a construção do PPP, é necessário pensar-se nos componentes que irão formá-lo, em termos de visão multicultural e de inclusão que a escola pretende desenvolver.
  • C O projeto político-pedagógico é construído na força restrita da diversidade cultural dos membros da comunidade escolar.
  • D A citação refere-se a um projeto inicial e muito superficial onde o educativo não utiliza a promessa.
  • E A citação generaliza todos os projetos e as promessas não compromete seus atores e autores.
De acordo com a formação profissional do professor para o trabalho didático em sala de aula, há duas dimensões, assinale a alternativa correta que contém as duas dimensões.
  • A A primeira destas dimensões é a teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, história da educação e pedagogia. A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, metodologias, pesquisa e outras facetas práticas do trabalho do professor.
  • B A didática não é a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente.
  • C A teórico-científica formada de conhecimentos de filosofia, sociologia, matemática e pedagogia. A segunda é a técnico–prática, que representa o trabalho docente incluindo a didática, excluindo metodologias.
  • D Libâneo (1994, p.3) define a didática como a mediação entre as dimensões teórico-científica e a prática docente. Uma envolve desde a filosofia a matemática e a outra o trabalho docente excluindo a metodologia.
  • E As duas dimensões são teórico-científica e técnico-prática e ambas se entrelaçam e excluem sociologia e metodologia.
Já a direção do ensino e aprendizagem requer outros procedimentos do professor. Assinale a opção correta acerca dos procedimentos.
  • A Conhecimento das funções didáticas
  • B Incompatibilizar dos princípios gerais com conteúdos e métodos da disciplina
  • C Habilidade de expressar ideias com clareza sem estimular o interesse pelo estudo
  • D Saber formular perguntas e problemas não é necessário ter uma linha de conduta de relacionamento com os alunos
  • E Oferecer métodos que valorizem o trabalho intelectual independente não é importante o Conhecimento das habilidades reais dos alunos.
Em resumo, os três objetivos têm seu lugar na escola: os comportamentais, os abertos e os provocativos.de acordo com está informação assinale a proposição correta.
I. Estes três tipos de objetivos devem fazer parte do programa de todo professor.
II. Os abertos levam o aluno a definir seu próprio problema e a propor sua própria solução.
III. Os provocativos não deixam margem a muitas soluções.
IV. Os comportamentais são ricos em relação a todo processo de descoberta pessoal que a educação deve proporcionar.
  • A I e IV corretas
  • B I e II erradas
  • C I e II corretas
  • D II e IV erradas
  • E I e III corretas
Os objetivos dos PCN’s pretendem orientar professores e educadores no sentido de passarem para o cotidiano escolar as diretrizes da educação para a cidadania somados à função de articular vivências e conhecimentos num currículo escolar exequível e coerente. De acordo com essa informação assinale a alternativa INCORRETA.
  • A Os PCNs foram criados com o intuito de se colocarem como um instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático.
  • B Os PCNs possibilita a atualização dos professores enquanto profissionais.
  • C Os PCNs devem possibilitar uma visão ampla e integrada do ensino fundamental como sementeira da democracia futura.
  • D É função dos PCNs ser uma espécie de receituário ao professor ou uma espécie de agenda de suas aulas, indicando-lhe com que atividades começar e terminar a jornada.
  • E Apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus deveres, é uma de suas ferramentas.