Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Potim

Limpar Busca

Pode-se afirmar que aprender é um processo de assimilação de qualquer meio de conhecimento, desde os mais simples, onde a criança aprende a manusear os objetos, fazer contas, lidar com as situações do cotidiano, como por exemplo: nadar, andar de bicicleta etc., até os mais enigmáticos. Diante desse cenário, é correto afirmar sobre o processo de aprendizagem, que:

  • A Para que exista aprendizagem é imprescindível a existência da segregação, em que a criança através das orientações do docente passa a entender, compreender, refletir e aplicar os meios de conhecimentos obtidos.
  • B Em suma a aprendizagem pode ser observada através da colocação empírica da criança através dos conhecimentos transmitidos especificamente durante a ministração de uma aula.
  • C Para que exista aprendizagem é necessário um processo de assimilação ativo-efetivo que exige a prática de atividades nas mais diversas modalidades, nos quais, torna-se possível constatar a consolidação e aplicação.
  • D A relação existente entre ensino e aprendizagem não é mecânica e não se limita a transmissão do professor que ensina para um aluno que aprende, pois, esse procedimento deve estabelecer exigências e expectativas.

A formação docente e o seu relacionamento direto e indireto com o corpo discente tem sido amplamente debatida, estudada, pesquisada e exposta à luz das mais diversas teorias educacionais. Diante desse contexto, julgue as afirmativas abaixo:

I – A relação professor – aluno deve servir como ferramenta de descontração de forma em que todos sejam respeitados em suas diferenças e participem das atividades propostas.
II – A relação saudável professor – aluno contribui para a construção do pensamento interdependente e crítico, auxiliando na construção da sociedade.
III – O docente deve ser um aprendiz ativo e cético no âmbito da sala, convidando os estudantes a serem curiosos, críticos e criativos.
IV – A interação professor – aluno contribui para a criação de condições que permitem aos estudantes se tornarem pessoas que pensam bem e busquem conhecimento por si próprio.

Marque a alternativa correta:

  • A Apenas as afirmativas, III e IV estão corretas.
  • B Apenas as afirmativas, I, II e IV estão corretas.
  • C Apenas as afirmativas, I, II e III estão corretas.
  • D Todas as afirmativas estão corretas.

A temática avaliação da aprendizagem remete a ideologia de realização de provas e inserção de notas. Contudo, esses aspectos não são os únicos indicativos do desempenho educativo, pois, a avaliação em si, abarca todo o processo de aprendizagem de modo integral. Diante desse cenário, marque a alternativa que expressa de modo correto a avaliação e sua finalidade dentro do ambiente educativo:

  • A A avaliação diagnóstica permite com que o estudante reflita e descreva as dificuldades encontradas em assuntos específicos.
  • B A avaliação somativa oferece ao docente a oportunidade de aperfeiçoar sua didática visando atender as demandas educativas da turma.
  • C A autoavaliação permite com que os educadores consigam detectar e verificar se os conteúdos transmitidos durante a ministração das aulas estão atingindo os objetivos preestabelecidos.
  • D A avaliação ipsativa expõe a performance de cada estudante em relação ao desempenho obtido no passado.

As novas tecnologias aplicadas no setor educacional necessitam de um olhar crítico e abrangente, que envolvem as mais diversas formas de ensinar e do aprender que condizem com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se pauta nas ideologias da diversidade, integração e da complexidade. Portanto, sobre as novas tecnologias no ambiente escolar, pode-se afirmar que:

  • A O docente que possui acesso as tecnologias telemáticas torna-se um gestor da aprendizagem, pois, interage de forma desproporcional a orientação intelectual e emocional.
  • B O docente deve relacionar as tecnologias e metodologias educacionais para trazer um mundo áudio visual para escola, o que permite diversificar seu modo de ministração das aulas, fazendo com que a repetição e monotonia apontem para aulas criativas.
  • C As instituições de ensino devem estabelecer seu papel e identidade para evitarem a utilização das tecnologias sem significados remetendo a um planejamento restrito e limitado, onde sua utilização é taxada como mera improvisação.
  • D O equilíbrio do planejamento da escola juntamente com a flexibilidade da criatividade, auxiliam na adaptação dos programas aos alunos, tornando a sala um ambiente desprovido de normas e simultaneamente investigativo e agradável.

No Brasil, a relação entre currículo e avaliação é alvo de intensa reflexão no segmento educacional, seja através de fóruns, seminários, reuniões etc., principalmente após a solidificação das avaliações de desempenho em larga escala que tiveram sua gênese no início da década de 1990, portanto, estudos apontam para a existência de um íntimo relacionamento entre currículo e avaliações. Diante desse cenário, marque a alternativa correta:

  • A A relação entre currículo e avaliação possui a finalidade de avaliar a qualidade e inflexibilizar a adequação de programas curriculares.
  • B A conexão entre currículo e avaliação possui sua gênese quando procura-se avaliar a qualidade e adaptação dos programas curriculares.
  • C Às matrizes avaliativas exigem a adaptação dos currículos dentro dos sistemas de ensinos, seja através de materiais estruturados ou orientações direcionadas a respeito sobre o que o gestor escolar deve ensinar.
  • D A relação existente entre currículo e avaliação aponta unicamente para a padronização do processo curricular, extraindo a prerrogativa de definição sobre o que devesse ensinar.