Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Santa Cecília do Sul

Limpar Busca

Nessa técnica obtém-se uma produção gráfica e verbal, permitindo uma análise do conteúdo latente e manifesto da relação do sujeito com a aprendizagem e com quem a propicia. Para a aplicação, entrega-se uma folha em branco, um lápis preto e uma borracha e solicita-se que o sujeito desenhe duas pessoas: uma que está ensinando e outra que está aprendendo. Depois o sujeito deve falar sobre o que desenhou. A essa técnica dá-se o nome de:

  • A Anamnese.
  • B Pareja educativa.
  • C Hora do jogo.
  • D Técnica do “eu” ideal e real.
  • E Coleção papel de carta.

Conforme Fernández, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A A aprendizagem passa pelo cérebro e pelas conexões que nele acontecem, não há apropriação do conhecimento pelo corpo, sendo ele um elemento secundário no processo de ensinar e de aprender.
  • B A origem do problema de aprendizagem não se encontra na estrutura individual. O sintoma se ancora em uma rede particular de vínculos familiares, que se entrecruzam com uma também particular estrutura individual.
  • C O não aprender tem também uma função positiva, ou seja, há crianças que apresentam um mau rendimento escolar para ganhar certa legitimidade.
  • D O problema de aprendizagem reativo afeta o aprender do sujeito em suas manifestações, geralmente surge do choque entre o aprendente e a instituição educativa.
  • E O olhar do psicopedagogo através da família deve levar em conta simultaneamente três níveis: individual, vincular e dinâmico.

Segundo Weiss, ____________________ é o conjunto dinâmico que estrutura os conhecimentos que o sujeito já possui, os estilos usados nessa aprendizagem, o ritmo e as áreas de expressão da conduta, a mobilidade e o funcionamento cognitivos, os hábitos adquiridos, as motivações presentes, as ansiedades, defesas e conflitos em relação ao aprender, as relações vinculares com o conhecimento em geral e o significado da aprendizagem escolar para o sujeito, sua família e escola.


Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

  • A Heteronomia
  • B Sintoma
  • C Modelagem
  • D Modelo de Aprendizagem
  • E Condicionamento Respondente

De acordo com Fernández, analise as assertivas abaixo:


I. A aprendizagem criativa é um interjogo constante entre incorporar o real externo a esquemas já existentes e modificá-los: assimilação e acomodação.

II. Mostrar conteúdos de conhecimentos, ser ensinante significa abrir um espaço para aprender. Espaço objetivo-subjetivo em que se realiza a construção de conhecimento e a construção de si mesmo.

III. A intervenção psicopedagógica está direcionada a abrir espaços de autoria de pensamento apenas para as crianças com transtornos sérios a quem atende, sendo os adultos (pais e professores) observadores no processo de aprendizagem.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E Apenas II e III.

De acordo com Weiss, analise as assertivas abaixo:


I. Todo diagnóstico psicopedagógico é, em si, uma investigação, uma pesquisa do que não vai bem com o sujeito em relação a uma conduta esperada.

II. O diagnóstico psicopedagógico usa técnicas projetivas que trabalham com situações relativamente pouco estruturadas, e as tarefas propostas permitem uma diversidade de repostas, havendo, portanto, o livre jogo da imaginação, da fantasia, dos desejos.

III. O diagnóstico é um processo que acontece a partir de relações interpessoais, no qual pode haver o aparecimento de fenômenos de transferência e contratransferência entre o psicopedagogo e o paciente e seus pais.

IV. O psicopedagogo no processo de diagnóstico pode utilizar as provas operatórias que detectam o nível de pensamento alcançado pela criança, ou seja, o nível de estrutura cognoscitiva com que opera.


Quais estão corretas?

  • A Apenas II.
  • B Apenas IV.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas I, III e IV.
  • E I, II, III e IV.