Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo

Limpar Busca

A respeito da linguagem do texto e do emprego predominante de formas verbais no presente, pode-se afirmar, correta e respectivamente:

  • A é acessível; contribui para apresentar um ponto de vista pedagógico cuja validade é atual.
  • B é formal; contribui para analisar a regularidade com que certos eventos se repetiram por décadas.
  • C é redundante; contribui para expor ações pretéritas que ocorreram simultaneamente.
  • D é literária; contribui para elucidar verdades permanentes cuja pertinência é indiscutível.
  • E é técnica; contribui para resgatar de forma saudosista concepções pedagógicas tradicionais.

De acordo com Glaucia Piva,

  • A os professores, uma vez conhecedores de alguns livros que instiguem a imaginação das crianças, estão desobrigados de pesquisar novas obras para os pequenos.
  • B os livros destinados a crianças na faixa etária de 3 a 6 anos devem possibilitar experiências sensoriais que prescindam da identificação dos leitores com as personagens.
  • C a criança, por meio da leitura, pode aprender a lidar com seus receios e temores e, assim, ter condições de enfrentar positivamente as adversidades do cotidiano.
  • D a leitura em família não adquire significância para as crianças, caso o repertório de leitura dos pais, embora afetivo, seja restrito.
  • E a escola deve se servir dos livros para incentivar a curiosidade nos alunos, e a leitura como fonte de prazer deve ser relegada a segundo plano.

No livro “Educação na cidade” (1995), Freire aborda, entre outros temas, o da formação docente. No capítulo 2, ele afirma que “Não se pode pensar em mudar a cara da escola, não se pode ajudar a escola a ir ficando séria, competente, rigorosa e alegre sem pensar na formação permanente da educadora.” A seguir, ele complementa declarando que, na sua perspectiva, a formação permanente das educadoras se fará, tanto quanto possível, preponderantemente por meio da reflexão sobre a prática. Nessa perspectiva, a Lei nº 6.316, de 12 de dezembro de 2013, que institui o Estatuto e os Planos de Carreira e Remuneração dos Profissionais do Magistério e dos Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal de São Bernardo do Campo, dispõe, no art. 8º , que a valorização dos Profissionais do Magistério e Servidores da Educação Básica do Ensino Público Municipal dar-se-á assegurando-se-lhes, conforme explicita seu parágrafo único:

  • A liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber.
  • B desenvolvimento constante, por meio de pesquisas e por meio de trocas de experiências profissionais.
  • C participação em eventos pedagógicos, possibilitando-lhes conhecer de que forma seus colegas professores estão inovando.
  • D oportunidades frequentes para dialogar entre si, a fim de trocarem ideias e se apoiarem em relação às necessidades que estão vivenciando na sala de aula.
  • E efetivo período reservado a estudos, planejamento e avaliação como parte integrante da carga horária de trabalho.

De acordo com a norma-padrão de emprego e de colocação dos pronomes, o trecho destacado na frase elaborada a partir do texto pode ser reescrito como indicado entre parênteses em:

  • A Para os leitores, a leitura é uma prática que traz aos leitores inúmeros benefícios. (lhe traz)
  • B As próprias descobertas e aprendizados, é por meio das histórias que os pequenos reconhecem descobertas e aprendizados. (a reconhecem)
  • C A leitura em família pode estar desprovida da intenção pedagógica, mas ela promove a aproximação entre os familiares que praticam a leitura. (praticam-na)
  • D Tratando-se de um vasto repertório de leitura, às vezes os pais não têm esse repertório. (o têm)
  • E Lendo poemas e narrativas, as crianças identificam- -se com fadas e bruxas, têm medo da morte, de enfrentar a morte com a perda de um ente querido. (enfrentar-lhe)

Considere os trechos do texto.
Então, se escolheram ler aquele livro, é porque aquela história fez muito sentido naquela ocasião... (6º parágrafo)
Cuidar desse terror infantil é uma providência importante... (último parágrafo)
Em conformidade com a norma-padrão de regência verbal e nominal, os trechos em destaque podem ser substituídos, respectivamente, por:

  • A Então, se optaram a ler…; Interessar-se por esse terror infantil…
  • B Então, se preferiram em ler…; Não ser negligente com esse terror infantil…
  • C Então, se pretenderam em ler…; Dar relevância para esse terror infantil…
  • D Então, se se propuseram de ler…; Preocupar-se a esse terror infantil…
  • E Então, se se dispuseram a ler…; Estar atento a esse terror infantil…