Questões de Concursos da Prefeitura Municipal de Concórdia

Limpar Busca

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Em relação às Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, é importante que o aluno:

  • A Compreenda a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
  • B Compreenda a língua como fenômeno cultural, histórico, social, variável, homogêneo e sensível aos textos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem. 
  • C Reconheça o texto como lugar de manifestação e negociação de sentidos, valores e filosofias do mundo existencial. 
  • D Compreenda a língua como fenômeno acadêmico, histórico, social, invariável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso, reconhecendo-a como meio de construção de identidades de seus usuários e da comunidade a que pertencem.
  • E Empregue, nas interações sociais, o estilo de linguagem culto à situação comunicativa, ao(s) interlocutor(es) e ao gênero do discurso/gênero textual.

A Base Nacional Comum Curricular estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
Pode-se definir as capacidades/habilidades envolvidas na alfabetização como sendo capacidades de (de)codificação, envolvendo:

  • A Leitura parcial, reconhecendo restritamente vocábulos orais.
  • B Compreensão das diferenças entre escrita e outras formas gráficas.
  • C Domínio das relações entre morfemas e fonética.
  • D Decodificação de palavras e textos orais.
  • E Leitura perfeita, reconhecendo restritamente as palavras.

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades.
De acordo com o texto:

  • A Cientistas britânicos desenvolveram um estudo que utiliza o vírus atenuado da herpes como uma arma para atacar o tumor.
  • B Cientistas britânicos desenvolveram um estudo que utiliza o vírus resistente da herpes como uma arma para destruir o câncer.
  • C A injeção contendo o vírus da herpes, segundo os cientistas ingleses, é uma salvação para pacientes terminais.
  • D O câncer dos pacientes ou sumiu, ou foi reduzido drasticamente com a injeção do vírus da herpes.
  • E Cientistas descobriram que o vírus denominado herpes simplex possui uma substância em forma de droga que extermina os tumores.

Estudos são necessários, especialistas dizem que a injeção pode oferecer uma tábua de salvação para pacientes com câncer avançado.
Em relação à frase da questão, há:

  • A Um vocábulo acentuado por ser proparoxítono.
  • B Três vocábulos acentuados por serem oxítonas terminadas em 'o'.
  • C Dois vocábulos acentuados por serem proparoxítonos.
  • D Dois vocábulos acentuados por serem paroxítonos terminados em ditongo crescente.
  • E Um vocábulo acentuado por ser um paroxítono terminado em 'er'.

A droga é uma forma enfraquecida do vírus da herpes - herpes simplex - que foi modificado para matar tumores.
Em relação às classes gramaticais presentes na frase, tem-se:

  • A Dois artigos, cinco substantivos, três adjetivos, três preposições, um pronome relativo.
  • B Dois artigos, cinco substantivos, três adjetivos, duas preposições, um pronome relativo.
  • C Dois artigos, seis substantivos, três adjetivos, três preposições, um pronome relativo.
  • D Dois artigos, seis substantivos, dois adjetivos, duas preposições, um pronome relativo.
  • E Um artigo, quatro substantivos, três adjetivos, três preposições, um pronome relativo.