Questões de Concursos do Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha (Quadro Técnico)

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No que se refere aos fundamentos didático-pedagógicos das relações entre professor e aluno para o desenvolvimento de competências, apresentados por Moretto (2014), é correto afirmar que:

  • A o desenvolvimento de tecnologias e da automação de procedimentos potencializam habilidades mecânicas e aprendizagens com maior complexidade.
  • B o conceito de ensinar está relacionado à escolha dos conteúdos pelos alunos, considerando o seu contexto social e histórico.
  • C a avaliação assistemática e analítica está relacionada a momentos de paradas estratégicas como marco para reorientação do processo de ensino,
  • D a avaliação da aprendizagem tem como finalidade principal ser um instrumento para o professor recolher sinais indicadores da possível aprendizagem significativa.
  • E a avaliação por meio de provas escritas, por sua natureza classificatória, não cabe ser utilizada no processo de elaboração do conhecimento pelo aluno.

O sociólogo francês Jean-Claude Forquin (1993 apud SOUZA, 2015) identifica e discute cinco tipos diferentes de acepções do termo cultura. A qual dessas acepções do termo cultura corresponde o trecho a seguir: “a cultura é considerada como o conjunto dos traços característicos do modo de vida de uma sociedade, de uma comunidade ou de um grupo, aí compreendidos os aspectos que se podem considerar como mais cotidianos, os mais triviais ou os mais 'inconfessáveis””?

  • A Tradicional.
  • B Descritiva.
  • C Identitária.
  • D Universalista-unitária.
  • E Filosófica.

Em relação aos princípios básicos norteadores da ação da avaliação institucional, segundo Liúck (2012), coloque V (Verdadeiro) e F (Falso) nas afirmativas abaixo e assinale a opção correta.
( ) O princípio da continuidade corresponde a uma visão positiva e comprometida no enfrentamento de problemas, considerados desafios, à espera de iniciativas para sua superação.
( ) O princípio da proatividade pressupõe a superação da tendência de realizar ações eventuais e limitadas e prevê a avaliação como um programa, estabelecendo um caráter evolutivo.
( ) O princípio da comparabilidade possibilita o estudo evolutivo das ações educacionais e seus resultados, determinando a continuidade de utilização de instrumentos, estratégias e métodos de coleta de dados e observações.
( ) O princípio da objetividade pressupõe que os objetivos da avaliação devem ser disseminados para os envolvidos no processo, como também os seus resultados devem ser disponibilizados para os que forem objeto da avaliação.
( ) O princípio de senso de oportunidade implica rapidez na análise e interpretação dos dados e disponibilização imediata das conclusões da avaliação realizada para que possam ser incorporadas a um processo de mudança e melhoria.
( ) O princípio da relevância pressupõe que todas as informações e comentários sobre a avaliação devem ser disseminados de modo claro e imparcial, para serem facilmente compreendidos.

  • A (F) (V) (V) (F) (F) (V)
  • B (F) (F) (V) (F) (V) (F)
  • C (V) (V) (F) (V) (F) (F)
  • D (V) (V) (F) (F) (V) (F)
  • E (F) (F) (V) (F) (F) (V)

Conforme Moreira e Silva (2013), supõe-se, em muitas esferas de nossa sociedade, que precisamos seguir os passos de nações como a Grã-Bretanha e, especialmente, o Japão, caso contrário, ficaremos para trás. Contudo, é fundamental percebermos que já temos um currículo nacional, com a diferença de que o nosso é determinado pela complicada inter-relação entre as políticas de adoção de livros didáticos do Estado e o mercado editorial que publica esses livros. Em relação ao currículo nacional, de acordo com os autores, é correto afirmar que:

  • A se torna capaz de, a um só tempo, objetivar uma “modernização” curricular e uma eficiente “produção” de melhor “capital humano" e de representar um anseio nostálgico por um passado romantizado.
  • B em lugar de coesão cultural e segregação racial, o que surgirá serão semelhanças ainda mais acentuadas, socialmente produzidas, entre “nós” e “os outros”, agravando a homogeneização social e o esfalecimento cultural e econômico delas resultantes.
  • C seu principal valor está no suposto estímulo à padronização de metas, de planejamento, de conteúdo e de níveis de desempenho naquelas matérias curriculares consideradas as menos  Importantes.
  • D Os critérios e os resultados parecem objetivos, dadas as diferenças de recursos e classe social e a segregação racial, alterando o funcionamento do sistema nacional de avaliação.
  • E seu papel secundário está em prover a estrutura que permitirá o funcionamento do sistema nacional de avaliação, deixando de ser considerado um problema de pesquisa a ser investigado sociologicamente por uma perspectiva pragmática.

A construção de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) é possibilitada pelas relações interdisciplinares, que ocorrem por meio das interações entre os projetistas com formações acadêmicas diferentes. Tal proposta tem como ponto de partida a complexidade do objeto de estudo desses projetos (os AVA), pois sua execução requer trocas entre diferentes disciplinas. Assim, buscou-se nas falas de educadores, designers e programadores que participaram da construção desses AVA, evidências que possibilitem uma reflexão sobre a constituição dessas relações interdisciplinares. A partir das reflexões teóricas apontadas nesse trabalho e da análise das evidências coletadas, conforme Leite, Behar e Becker (BEHAR, 2009), foram definidas duas categorias de análise, que são denominadas:

  • A experiências do usuário e apreciação do sistema reflexionante,
  • B concepção do projeto e desenvolvimento de testes.
  • C (re)concepção do sistema e avaliação do projeto.
  • D cooperação entre os pares e criação de novidade.
  • E regulações dos acordos e elaboração da nova realidade.