Questões de Concursos da Secretaria de Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS)

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No que se refere à tipologia textual, o texto acima classifica-se como

  • A descritivo, pois nele se apresentam a Escola Positiva e o labbeling approach.
  • B narrativo, sendo o criminoso seu personagem principal.
  • C dissertativo, uma vez que expõe teorias a respeito do criminoso e da criminalidade.
  • D argumentativo, pois defende a ideia apresentada pelo labbeling approach.
  • E instrucional, cuja finalidade é instruir o leitor.

A respeito do emprego da partícula “se" no texto, assinale a alternativa correta.

  • A Em “Considerando-se" (linha 1), a partícula “se" classifica-se como índice de indeterminação do sujeito.
  • B Em “personifica-se" (linha 2), a partícula “se" classifica-se como pronome apassivador.
  • C Em “Buscava-se" (linha 18), a partícula “se" classifica-se como pronome apassivador.
  • D Em “Estabeleceu-se" (linha 22), a partícula “se" classifica-se como pronome reflexivo.
  • E Em “observa-se" (linha 28), a partícula “se" classifica-se como pronome reflexivo.

A conjunção “por isso” (linha 10) introduz, no período em que ocorre, uma oração que exprime uma ideia de

  • A conclusão.
  • B explicação.
  • C causa.
  • D finalidade.
  • E condição.

Assinale a alternativa que apresenta forma verbal associada, no texto, à ideia de uma ação pontual, ou seja, localizada em ponto preciso do tempo, sem continuidade.

  • A “Considerando-se” (linha 1)
  • B “era” (linha 12)
  • C “revelar” (linha 14)
  • D “Estabeleceu-se” (linha 22)
  • E “afirma” (linha 37)

Acerca do emprego dos sinais de pontuação no texto, assinale a alternativa correta.

  • A A supressão da vírgula empregada logo após “criminoso” (linha 5) não alteraria o sentido original do texto.
  • B A substituição do ponto final empregado logo após “normal” (linha 13) por vírgula manteria a correção gramatical do texto, caso o “O” que o segue fosse grafado com minúscula.
  • C A substituição dos dois pontos empregados logo após “função” (linha 16) por travessão prejudicaria a correção gramatical do texto.
  • D Seria mantida a correção gramatical do texto caso os termos isolados por travessões fossem isolados por parênteses.
  • E As aspas foram empregadas nos termos “bom” (linha 19), “mau” (linha 19) e “maioria” (linha 26) para realçá-los ironicamente.